Ìṣeọ̀rọ̀inúọkàn ti áfríkà.
PSICOLOGIA AFRICANA.
PSICOLOGIA AFRICANA – TEXTOS PARA ESTUDO
O que vem a ser Psicologia Africana>>
É uma psicologia que vem sendo desenvolvida principalmente por pesquisador@s afro-american@s e afro-caribenhos a partir de pressupostos filosóficos do tronco linguístico cultural Niger-Congo. Profa. Roberta Federico do CRP 05 faz uma boa apresentação da Psicologia Africana durante o COPENE 2012 em Florianópolis, segue o vídeo:
É uma psicologia produzidas por descendentes de african@s na diáspora estadunidense, e afro-caribenha. Apesar de estar sendo desenvolvida geograficamente fora do continente mãe, ou seja, em instituições localizadas nas Américas, isto não determina uma descontinuidade em relação a ancestralidade e os conhecimentos profundos desde o Egito Antigo, chamado de civilização Kemética (ou KMT), à região oeste do continente africano – de onde vieram os povos que foram escravizados no período colonial. Em outras palavras, est@s pesquisador@s investigam profundamente em África o legado Kemético, os processos históricos migratórios, o legado das outras regiões africanas anteriores e posteriores às colonizações árabe e européia, além de como esse legado sobrevive ainda hoje nas Américas apesar de todo o processo de genocídio físico e cultural imposto pela colonização.
Um aspecto fundamental dessa Psicologia Africana é sua ligação umbilical com o tronco linguístico cultural Niger-Congo. Linguistas identificam 4 ou 5 regiões linguísticas-culturais na África (ver mapa). A maior delas é a Banto-Congo, que abrange a maior parte da região do oeste africano, de onde foram trazidos à força diversos povos durante o período da colonização européia, ou seja, a diáspora africana nas Américas é composta por povos do tronco-linguístico cultural Niger-Congo. Devido a esta ancestralidade comum Banto-Congo, pesquisado@s afro-american@s e afro-caribenh@s defendem que há comunalidades e valores culturais compartilhados pelos diversos povos da região oeste do continente africano e da diáspora, sendo que estes valores e comunalidades se manifestam culturalmente de forma diferente em cada um dos povos e os contextos em que estão localizados. A Psicologia Africana envolveria entre outras coisas o estudo das comunalidades culturais entre a diáspora e o continente.
Para saber mais sobre este assunto, estou disponibilizando alguns textos (em português e inglês) escaneados de livros com intuito de democratizar esta perspectiva de estudo das africanidades na psicologia. Clique no link em azul para acessar os materiais.
O primeiro artigo de Psicologia Africana publicado em Língua Portuguesa – NOBLES, Wade W. Sakhu Sheti – retomando e reapropriando um foco psicológico afrocentrado. Em: NASCIMENTO, Elisa Larkin (Org.).Afrocentricidade. Uma abordagem epistemológica inovadora. Coleção Sankofa: matrizes africanas da cultura brasileira, n. 4. São Paulo: Selo Negro, 2009. p. 277-297.
AKBAR, Na´im. Cultural Expressions of African Personality (1980). In: AKBAR, Na´im. Akbar Papers in African Psychology. Tallahassee: Mind Productions, 2004. P. 107-122.
NOBLES, Wade W. African Philosophy: Foundations for Black Psychology (1972). In: NOBLES, Wade W. Seeking the Sakhu: foundational writtings for an African Psychology. Illinois: Third World Press, 2006.
AKBAR, Na´im. Mental disorders of African Americans (1980). In: AKBAR, Na´im. Akbar Papers in African Psychology. Tallahassee: Mind Productions, 2004. p. 160-178.
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