segunda-feira, 6 de março de 2017

Èrò ẹ̀kọ́ ti ọdún kíní - 2017




    

                                                                                   Èrò ẹ̀kọ́ ti ọdún kíní - 2017
Plano de ensino do primeiro ano - 2017.

Primeiro Bimestre




SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
COORDENADORIA DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
DIRETORIA DE ENSINO - REGIÃO DE LINS
http://www.profbruno.com.br/imagens/simb_brasao_est_gde.jpg
PLANO DE ENSINO 2017
Escola: E.E. “Comendador Antônio Figueiredo Navas”
Disciplina: Filosofia
Ano/Série: 1ª A, B
Professor: Orlandes Rosa Farias
Bimestre: 
Carga horária: 2 aulas
Nº de aulas do bimestre: 21
 Ensino Fundamental (  )       Ensino Médio  ( X )    Período:  M ( X )  T (  )  N (  )

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM/
CONTEÚDOS / TEMAS /CONCEITOS

 1. Identificar movimentos associados ao processo de conhecimento, compreendendo etapas da reflexão filosófica para desenvolver o pensamento autônomo e questionador;
2. Reconhecer a importância do uso de diferentes linguagens para elaborar o pensamento e a expressão em processos reflexivos;
3. Identificar informações em textos filosóficos;
4. Identificar características de argumentação em diferentes gêneros textuais;
5. Reconhecer manifestações históricas e sociais do pensamento filosófico;
6. Relacionar questões atuais a questões da História da Filosofia;
7. Praticar escuta atenta e atitudes de cooperação no trabalho em equipe;
8. Praticar negociações abrindo mão de suas propostas diante de propostas mais adequadas a objetivos que beneficiem a todos;
9. Expressar por escrito e oralmente conceitos relativos ao funcionamento do intelecto


Por que estudar Filosofia? 
As áreas da Filosofia



ESTRATÉGIAS/ PROJETOS:

- abordagem dialógica: ouvir e ser ouvido;
- dialogar a partir do senso comum e da proposta de textos filosóficos;
- ler com os alunos e promover ou provocar a leitura investigativa;
- refletir e fazer com que os alunos coloquem suas vidas em meio à discussão filosófica;
- propor a escrita como forma de expressão da reflexão.


RECURSOS/ MATERIAIS DE APOIO:
- caderno do aluno, v. 1;
- espelho;
- textos selecionados;
- TV ou rádio;
- livros didáticos de Filosofia, dicionário de Filosofia, enciclopédias;
- internet.





AVALIAÇÃO (INSTRUMENTOS):
-participação em sala de aula, por meio de anotações sobre o aluno;
- pesquisa individual e em grupo;
- provas escritas.



PROPOSTAS DE RECUPERAÇÃO:
- Devolutiva da correção das provas mensais junto aos alunos para detectar as dificuldades;
- Retomada de conteúdos não assimilados;
- Atividades diversificadas e alternativas àquelas já realizadas;
- Aplicação de nova avaliação (de recuperação).


ASPECTOS A SEREM RETOMADOS NO PRÓXIMO BIMESTRE:


OBSERVAÇÕES DA EQUIPE GESTORA:





Assinatura do Professor______________________________






Segundo Bimestre



SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
COORDENADORIA DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
DIRETORIA DE ENSINO - REGIÃO DE LINS
http://www.profbruno.com.br/imagens/simb_brasao_est_gde.jpg
PLANO DE ENSINO 2017
Escola: E.E. “Comendador Antônio Figueiredo Navas”
Disciplina: Filosofia
Ano/Série: 1ª A, B
Professor: Orlandes Rosa Farias
Bimestre: 
Carga horária: 2 aulas
Nº de aulas do bimestre: 22
 Ensino Fundamental (  )       Ensino Médio  ( X )    Período:  M (X  )  T (  )  N (  )

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM/
CONTEÚDOS / TEMAS /CONCEITOS

1. Criticar a concepção de conhecimento científico como verdade absoluta;
2. Identificar e realizar procedimentos de pesquisa, tais como: observação, entrevistas, elaboração de roteiros para entrevistas e observações, registros, classificações, interpretações;
3. Refletir sobre a importância do conceito de alteridade para a análise de diferentes culturas;
4. Relacionar práticas de cidadania ao respeito às diferenças;
5. Discutir a condição estética e existencial dos seres humanos;
6. Questionar o conceito de etnocentrismo no contexto da reflexão sobre relações entre diferentes culturas;
7. Discutir a relação entre cultura e natureza.
A Filosofia e outras formas de conhecimento
. Mito;
. Cultura;
. Religião;
. Arte;
. Ciência


ESTRATÉGIAS/ PROJETOS:

- Análise de textos: leitura, interpretação, compreensão, síntese, associação, classificação, comparação, organização, caracterização, estabelecimento de relações e conclusão;
- pesquisas extraclasse;
- expositivo-dialogada.

RECURSOS/ MATERIAIS DE APOIO:
- Caderno do Professor e do Aluno – Volume 02;
- textos selecionados
- Livro didático;
- Videos
- Roteiro de atividades.


AVALIAÇÃO (INSTRUMENTOS):
- auto-avaliação;
- participação em atividades realizadas de sala de aula;
- pesquisas individual ou em grupo intra e extra classe.



PROPOSTAS DE RECUPERAÇÃO:
- Devolutiva da correção das provas mensais junto aos alunos para detectar as dificuldades;
- Retomada de conteúdos não assimilados;
- Atividades diversificadas e alternativas àquelas já realizadas;
- Aplicação de nova avaliação (de recuperação).


ASPECTOS A SEREM RETOMADOS NO PRÓXIMO BIMESTRE:


OBSERVAÇÕES DA EQUIPE GESTORA:





Assinatura do Professor______________________________




Terceiro Bimestre



SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
COORDENADORIA DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
DIRETORIA DE ENSINO - REGIÃO DE LINS
http://www.profbruno.com.br/imagens/simb_brasao_est_gde.jpg
PLANO DE ENSINO 2017
Escola: E.E. “Comendador Antônio Figueiredo Navas”
Disciplina: Filosofia
Ano/Série: 1ª A, B
Professor: Orlandes Rosa Farias
Bimestre: 
Carga horária: 2 aulas
Nº de aulas do bimestre: 20
 Ensino Fundamental (  )       Ensino Médio  ( X )    Período:  M ( x )  T (  )  N (  )

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM/
CONTEÚDOS / TEMAS /CONCEITOS
1. Expressar escrita e oralmente o conceito de Estado;
2. Construir argumentos que expressem reflexão crítica sobre o conceito de Estado;
3. Identificar características e ações da organização estatal brasileira nas próprias experiências de vida;
4. Identificar e discutir problemas do Estado brasileiro;
5. Analisar a relação entre Estado e sociedade a partir da compreensão dos conceitos centrais do anarquismo e do socialismo;
6. Analisar o mundo do trabalho e da política a partir de teorias filosóficas.
Introdução à Filosofia Política
Teorias do Estado
. Socialismo;
. Anarquismo;
.Liberalismo.

ESTRATÉGIAS/ PROJETOS:

- intercalar aulas dialogadas com leituras de textos;
- seminário;
- Discussão de textos;
- Transposição de conceitos para exemplos diversos do cotidiano.


RECURSOS/ MATERIAIS DE APOIO:

- Caderno do Professor e do Aluno – Volume 03;
- Livro didático;
- textos selecionados;
- Roteiro de atividades.


AVALIAÇÃO (INSTRUMENTOS):
-textos dissertativos argumentativos;
- questões pontuais.
- Provas objetivas e dissertativas;
- auto-avaliação;
- participação em atividades realizadas de sala de aula;
- pesquisas individual ou em grupo intra e extra classe.



PROPOSTAS DE RECUPERAÇÃO:
- Devolutiva da correção das provas mensais junto aos alunos para detectar as dificuldades;
- Retomada de conteúdos não assimilados;
- Atividades diversificadas e alternativas àquelas já realizadas;
- Aplicação de nova avaliação (de recuperação).


ASPECTOS A SEREM RETOMADOS NO PRÓXIMO BIMESTRE:


OBSERVAÇÕES DA EQUIPE GESTORA:





Assinatura do Professor______________________________


Quarto Bimestre




SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
COORDENADORIA DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
DIRETORIA DE ENSINO - REGIÃO DE LINS

PLANO DE ENSINO 2017
Escola: E.E. “Comendador Antônio Figueiredo Navas”
Disciplina: Filosofia
Ano/Série: 1ª A, B
Professor: Orlandes Rosa Farias
Bimestre: 
Carga horária: 2 aulas
Nº de aulas do bimestre: 21
 Ensino Fundamental (  )       Ensino Médio  ( X )    Período:  M ( x )  T (  )  N (  )

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM/
CONTEÚDOS / TEMAS /CONCEITOS
1. Reconhecer a condição de pobreza material como questão social importante;
2. Analisar a questão da pobreza no âmbito da reflexão sobre a justiça social;
3. Expressar escrita e oralmente a relevância dos direitos humanos;
4. Identificar diferentes conceitos de democracia e sua relação com a igualdade efetiva entre os cidadãos;
5. Reconhecer e planejar práticas de participação política na relação com autoridades locais;
6. Identificar e discutir fenômenos históricos, sociais, culturais e artísticos no exercício de reflexão filosófica;
7. Sistematizar informações levantadas em pesquisa e apresentadas pelo professor e colegas;
8. Identificar, selecionar e problematizar informações em textos filosóficos;
9. Elaborar textos-síntese a partir dos conteúdos filosóficos estudados;
10. Relacionar informações, representadas de diferentes formas, e conhecimentos disponíveis em diferentes situações, para construir argumentação consistente.

 Filosofia Política
 . Democracia e cidadania: origens, conceitos e dilemas;
. Desigualdade social e ideológica;

. Democracia e justiça social;


. Os direitos humanos;

. Participação política.




ESTRATÉGIAS/ PROJETOS:
- leitura e interpretação de textos;
- análise de tabelas e gráficos;
- discussão de imagens;
- debates.


RECURSOS/ MATERIAIS DE APOIO:
- Caderno do Professor e do Aluno – Volume 04;
- Livro didático; revistas, jornais e texto selecionados;
- Videos;
- Roteiro de atividades.



AVALIAÇÃO (INSTRUMENTOS):
- elaboração de texto dissertativo;
- pesquisas;
- trabalho em grupo.
- escritas e individuais.


PROPOSTAS DE RECUPERAÇÃO:
- Devolutiva da correção das provas mensais junto aos alunos para detectar as dificuldades;
- Retomada de conteúdos não assimilados;
- Atividades diversificadas e alternativas àquelas já realizadas;
- Aplicação de nova avaliação (de recuperação).


ASPECTOS A SEREM RETOMADOS NO PRÓXIMO BIMESTRE:


OBSERVAÇÕES DA EQUIPE GESTORA:






Projeto consciência negra.



Assinatura do Professor______________________________







Nenhum comentário:

Postar um comentário