Èrò ẹ̀kọ́ ti ọdún kíní - 2018
Plano de ensino do primeiro ano - 2018.
Primeiro Bimestre
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
COORDENADORIA DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
DIRETORIA DE ENSINO - REGIÃO DE LINS
|
PLANO DE ENSINO 2018
Escola:
| |
Disciplina: Filosofia
|
Ano/Série: 1ª B, C, D, G, H, I
|
Professor: Orlandes Rosa Farias
Professor: Andréa Regina Ferrazoni |
Bimestre: 1º
|
Carga horária: 2 aulas
|
Nº de aulas do bimestre: 21
|
Ensino Fundamental ( ) Ensino Médio ( X ) Período: M ( X ) T ( ) N ( X )
|
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
|
SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM/
CONTEÚDOS / TEMAS /CONCEITOS
| ||
|
|
ESTRATÉGIAS/ PROJETOS:
- abordagem dialógica: ouvir e ser ouvido;
- dialogar a partir do senso comum e da proposta de textos filosóficos;
- ler com os alunos e promover ou provocar a leitura investigativa;
- refletir e fazer com que os alunos coloquem suas vidas em meio à discussão filosófica;
- propor a escrita como forma de expressão da reflexão.
|
RECURSOS/ MATERIAIS DE APOIO:
- caderno do aluno, v. 1;
- espelho;
- textos selecionados;
- TV ou rádio;
- livros didáticos de Filosofia, dicionário de Filosofia, enciclopédias;
- internet.
|
AVALIAÇÃO (INSTRUMENTOS):
-participação em sala de aula, por meio de anotações sobre o aluno;
- pesquisa individual e em grupo; - seminário; - relatório; - atividades; - caderno do aluno; - questões pontuais. - elaboração de texto dissertativo; - auto-avaliação; - Provas objetivas e dissertativas; |
PROPOSTAS DE RECUPERAÇÃO:
- Devolutiva da correção das provas mensais junto aos alunos para detectar as dificuldades;
- Retomada de conteúdos não assimilados;
- Atividades diversificadas e alternativas àquelas já realizadas;
- Aplicação de nova avaliação (de recuperação).
|
ASPECTOS A SEREM RETOMADOS NO PRÓXIMO BIMESTRE:
|
OBSERVAÇÕES DA EQUIPE GESTORA:
|
Assinatura do Professor: Orlandes Rosa Farias
Assinatura do Professor: Andréa Regina Ferrazoni
Segundo Bimestre
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
COORDENADORIA DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
DIRETORIA DE ENSINO - REGIÃO DE LINS
|
PLANO DE ENSINO 2018
Escola:
| |
Disciplina: Filosofia
|
Ano/Série: 1ª B, C, D, G, H, I
|
Professor: Orlandes Rosa Farias
Professor: Andréa Regina Ferrazoni |
Bimestre: 2º
|
Carga horária: 2 aulas
|
Nº de aulas do bimestre: 22
|
Ensino Fundamental ( ) Ensino Médio ( X ) Período: M (X ) T ( ) N ( X )
|
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
|
SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM/
CONTEÚDOS / TEMAS /CONCEITOS
|
1. Criticar a concepção de conhecimento científico como verdade absoluta;
2. Identificar e realizar procedimentos de pesquisa, tais como: observação, entrevistas, elaboração de roteiros para entrevistas e observações, registros, classificações, interpretações;
3. Refletir sobre a importância do conceito de alteridade para a análise de diferentes culturas;
4. Relacionar práticas de cidadania ao respeito às diferenças;
5. Discutir a condição estética e existencial dos seres humanos;
6. Questionar o conceito de etnocentrismo no contexto da reflexão sobre relações entre diferentes culturas;
7. Discutir a relação entre cultura e natureza.
|
A Filosofia e outras formas de conhecimento
. Mito;
. Cultura;
. Religião;
. Arte;
. Ciência
|
ESTRATÉGIAS/ PROJETOS:
- Análise de textos: leitura, interpretação, compreensão, síntese, associação, classificação, comparação, organização, caracterização, estabelecimento de relações e conclusão;
- pesquisas extraclasse;
- expositivo-dialogada.
|
RECURSOS/ MATERIAIS DE APOIO:
- Caderno do Professor e do Aluno – Volume 02;
- textos selecionados
- Livro didático;
- Videos
- Roteiro de atividades.
|
AVALIAÇÃO (INSTRUMENTOS):
-participação em sala de aula, por meio de anotações sobre o aluno;
- pesquisa individual e em grupo; - seminário; - relatório; - atividades; - caderno do aluno; - questões pontuais. - elaboração de texto dissertativo; - auto-avaliação; - Provas objetivas e dissertativas; |
PROPOSTAS DE RECUPERAÇÃO:
- Devolutiva da correção das provas mensais junto aos alunos para detectar as dificuldades;
- Retomada de conteúdos não assimilados;
- Atividades diversificadas e alternativas àquelas já realizadas;
- Aplicação de nova avaliação (de recuperação).
|
ASPECTOS A SEREM RETOMADOS NO PRÓXIMO BIMESTRE:
|
OBSERVAÇÕES DA EQUIPE GESTORA:
|
Assinatura do Professor: Orlandes Rosa Farias
Assinatura do Professor: Andréa Regina Ferrazoni
Terceiro Bimestre
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
COORDENADORIA DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
DIRETORIA DE ENSINO - REGIÃO DE LINS
|
PLANO DE ENSINO 2018
Escola:
| |
Disciplina: Filosofia
|
Ano/Série: 1ª B, C, D, G, H, I
|
Professor: Orlandes Rosa Farias
Professor: Andréa Regina Ferrazoni |
Bimestre: 3º
|
Carga horária: 2 aulas
|
Nº de aulas do bimestre: 20
|
Ensino Fundamental ( ) Ensino Médio ( X ) Período: M ( x ) T ( ) N ( X)
|
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
|
SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM/
CONTEÚDOS / TEMAS /CONCEITOS
|
1. Expressar escrita e oralmente o conceito de Estado;
2. Construir argumentos que expressem reflexão crítica sobre o conceito de Estado;
3. Identificar características e ações da organização estatal brasileira nas próprias experiências de vida;
4. Identificar e discutir problemas do Estado brasileiro;
5. Analisar a relação entre Estado e sociedade a partir da compreensão dos conceitos centrais do anarquismo e do socialismo;
6. Analisar o mundo do trabalho e da política a partir de teorias filosóficas.
|
Introdução à Filosofia Política
Teorias do Estado
. Socialismo;
. Anarquismo;
.Liberalismo.
|
ESTRATÉGIAS/ PROJETOS:
- intercalar aulas dialogadas com leituras de textos;
- seminário;
- Discussão de textos;
- Transposição de conceitos para exemplos diversos do cotidiano.
|
RECURSOS/ MATERIAIS DE APOIO:
- Caderno do Professor e do Aluno – Volume 03;
- Livro didático;
- textos selecionados;
- Roteiro de atividades.
|
AVALIAÇÃO (INSTRUMENTOS):
-participação em sala de aula, por meio de anotações sobre o aluno;
- pesquisa individual e em grupo;
- seminário; - relatório; - atividades; - caderno do aluno; - questões pontuais. - elaboração de texto dissertativo; - auto-avaliação; - Provas objetivas e dissertativas; |
PROPOSTAS DE RECUPERAÇÃO:
- Devolutiva da correção das provas mensais junto aos alunos para detectar as dificuldades;
- Retomada de conteúdos não assimilados;
- Atividades diversificadas e alternativas àquelas já realizadas;
- Aplicação de nova avaliação (de recuperação).
|
ASPECTOS A SEREM RETOMADOS NO PRÓXIMO BIMESTRE:
|
OBSERVAÇÕES DA EQUIPE GESTORA:
|
Assinatura do Professor: Orlandes Rosa Farias
Assinatura do Professor: Andréa Regina Ferrazoni
Assinatura do Professor: Andréa Regina Ferrazoni
Quarto Bimestre
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
COORDENADORIA DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
DIRETORIA DE ENSINO - REGIÃO DE LINS
|
PLANO DE ENSINO 2018
Escola:
| |
Disciplina: Filosofia
|
Ano/Série: 1ª B, C, D, G, H, I
|
Professor: Orlandes Rosa Farias
Professor: Andréa Regina Ferrazoni |
Bimestre: 4º
|
Carga horária: 2 aulas
|
Nº de aulas do bimestre: 21
|
Ensino Fundamental ( ) Ensino Médio ( X ) Período: M ( x ) T ( ) N ( x )
|
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
|
SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM/
CONTEÚDOS / TEMAS /CONCEITOS
|
1. Reconhecer a condição de pobreza material como questão social importante;
2. Analisar a questão da pobreza no âmbito da reflexão sobre a justiça social;
3. Expressar escrita e oralmente a relevância dos direitos humanos;
4. Identificar diferentes conceitos de democracia e sua relação com a igualdade efetiva entre os cidadãos;
5. Reconhecer e planejar práticas de participação política na relação com autoridades locais;
6. Identificar e discutir fenômenos históricos, sociais, culturais e artísticos no exercício de reflexão filosófica;
7. Sistematizar informações levantadas em pesquisa e apresentadas pelo professor e colegas;
8. Identificar, selecionar e problematizar informações em textos filosóficos;
9. Elaborar textos-síntese a partir dos conteúdos filosóficos estudados;
10. Relacionar informações, representadas de diferentes formas, e conhecimentos disponíveis em diferentes situações, para construir argumentação consistente.
|
Filosofia Política
.Democracia e cidadania: origens, conceitos e dilemas;
. Desigualdade social e ideológica;
. Democracia e justiça social;
. Os direitos humanos;
. Participação política.
|
ESTRATÉGIAS/ PROJETOS:
- leitura e interpretação de textos;
- análise de tabelas e gráficos;
- discussão de imagens;
- debates.
|
RECURSOS/ MATERIAIS DE APOIO:
- Caderno do Professor e do Aluno – Volume 04;
- Livro didático; revistas, jornais e texto selecionados;
- Videos;
- Roteiro de atividades.
|
AVALIAÇÃO (INSTRUMENTOS):
-participação em sala de aula, por meio de anotações sobre o aluno;
- pesquisa individual e em grupo; - seminário; - relatório; - atividades; - caderno do aluno; - questões pontuais. - elaboração de texto dissertativo; - auto-avaliação; - Provas objetivas e dissertativas; |
PROPOSTAS DE RECUPERAÇÃO:
- Devolutiva da correção das provas mensais junto aos alunos para detectar as dificuldades;
- Retomada de conteúdos não assimilados;
- Atividades diversificadas e alternativas àquelas já realizadas;
- Aplicação de nova avaliação (de recuperação).
|
ASPECTOS A SEREM RETOMADOS NO PRÓXIMO BIMESTRE:
|
OBSERVAÇÕES DA EQUIPE GESTORA:
|
Projeto consciência negra: educação para prática da alteridade.
Assinatura do Professor: Orlandes Rosa Farias
Assinatura do Professor: Andréa Regina Ferrazoni
Nenhum comentário:
Postar um comentário