quinta-feira, 23 de agosto de 2018

Panteão igbo


Ọ̀pọ̀ òrìṣà táwọn ará ígbò, gbogbo àgbájọ òrìṣà àwọn ará ígbò (panteão igbo).





Odinani 

É o nome das crenças e práticas religiosas tradicionais do povo Igbo da África ocidental. É uma fé monoteísta.


Chukwu (divindade suprema)

Criou o mundo e tudo nele, como o Deus supremo, e está associada a todas as coisas na Terra. Chukwu representa o desconhecido, infinitamente poderosa, indefinida, indefinível, divindade suprema absoluta abrangendo tudo no espaço e no próprio espaço,

Algumas divindades intermediárias

1. Ala (ani, Ale, Ana) é a deusa da terra do povo igbo. É alussi (Divindade) da moralidade, morte, criatividade. A água que flui dentro e fora dela representa a fonte da vida e da fertilidade que ela dá. Acredita-se que as almas dos mortos residem no seu sagrado ventre. 


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2. Amadioha é  um deus da justiça. Ele fala através do trovão e ataca com relâmpagos. Embora ele seja geralmente referido como amadioha, isso não é realmente um nome, mas sim um de seus muitos epítetos, que também incluem igwe, ofufe, e igwekaala. O nome adequado dessa entidade seria na verdade kamalu, ou Kalu Akanu.

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3. Anyanwu é deusa do sol. Esta é uma combinação de duas palavras diferentes. A primeira palavra, anya significa olho. A segunda palavra, anwu, significa luz. Juntos, a frase lê-se como " Olho de luz." O sol é um símbolo do despertar físico e espiritual.

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4. Ekwensu é um alussi (Divindade) de pechinchas, um trapaceiro e um Deus de guerra em igbolandia. Alussi de pechinchas, caos, e mudança, ele é bem conhecido como uma tartaruga por seus caminhos astutos. Ele gosta de quebrar regras, ostentando, e jogar truques tanto nos humanos quanto nos deuses. Muitas pessoas o confundem como ajo muo (devill ou espírito maligno) porque os missionários brancos que invadiram a nossa terra confundiram ekwensu como satanás. 



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5. Idemili também conhecido como eke mili (significado python do mar) é um rio ou deusa do mar de pessoas de ==nobita no estado de anambra em igbolandia. Alguns igbos chamam-lhe de água mami.
Há uma história que diz que quando uma criança nasce em idemili, a píton curta rasteja para o lugar onde o bebê é guardado e cachos em torno da criança inofensivamente à admiração dos pais da criança. Também foi reunida que a visita da cobra às casas das pessoas poderia significar coisa diferente como a cobra se diz ter o poder de trazer boas ou más notícias. Se, por exemplo, uma pessoa nobre está prestes a passar, uma píton poderia visitar uma relação da pessoa ao morrer na casa da pessoa."


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