Èrò ẹ̀kọ́ ti ọdún kéjì - 2015
Plano de ensino do segundo ano.
Plano de ensino do segundo ano.
Primeiro Bimestre
SECRETARIA
DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
COORDENADORIA
DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
DIRETORIA
DE ENSINO - REGIÃO DE LINS
|
PLANO DE ENSINO
2015
Escola:
|
|
Disciplina: Filosofia
|
Ano/Série: 2ª A, B, C, F, G, H série
|
Professor: Orlandes Rosa Farias
|
Bimestre: 1º
|
Carga horária: 2 aulas
|
Nº de aulas do bimestre: 21
|
Ensino Fundamental ( )
Ensino Médio ( X )
Período: M ( x ) T (
) N ( X )
|
COMPETÊNCIAS E
HABILIDADES
|
SITUAÇÕES DE
APRENDIZAGEM/
CONTEÚDOS / TEMAS
/CONCEITOS
|
1. Questionar a realidade social e
planejar ações de intervenção solidária; 2. Identificar diferentes conceitos de liberdade com base em algumas teorias filosóficas; 3. Relacionar liberdade à solidariedade; 4. Desenvolver habilidade de leitura, escrita e planejamento investigativo para autonomia intelectual; 5. Relacionar ética e moral. |
. O eu racional;
. Autonomia e liberdade. |
ESTRATÉGIAS/
PROJETOS:
- aulas expositivas dialogadas; - leitura de textos; - exercícios de reflexão e leitura; - seminários. |
RECURSOS/
MATERIAIS DE APOIO:
- Caderno do Aluno, v. 1; - imagens e textos selecionados; - livro didático; - exibição de filme; |
AVALIAÇÃO (INSTRUMENTOS):
- textos dissertativos argumentativos; - observação da participação e organização do caderno; - escritas e individuais. |
PROPOSTAS DE
RECUPERAÇÃO:
- Devolutiva da correção das provas mensais junto aos alunos para detectar as dificuldades; - Retomada de conteúdos não assimilados; - Atividades diversificadas e alternativas àquelas já realizadas; - Aplicação de nova avaliação (de recuperação). |
ASPECTOS
A SEREM RETOMADOS NO PRÓXIMO BIMESTRE:
|
OBSERVAÇÕES
DA EQUIPE GESTORA:
|
Assinatura
do Professor______________________________
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
COORDENADORIA DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
DIRETORIA DE ENSINO - REGIÃO DE LINS
|
PLANO DE ENSINO 2015
Escola:
| |
Disciplina: Filosofia
|
Ano/Série: 2ª série
|
Professor: Orlandes Rosa Farias
|
Bimestre: 1º
|
Carga horária: 2 aulas
|
Nº de aulas do bimestre: 22
|
Ensino Fundamental ( ) Ensino Médio ( X ) Período: M ( x ) T ( ) N ( )
|
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
|
SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM/
CONTEÚDOS / TEMAS /CONCEITOS
|
1. Refletir sobre a ética na
perspectiva do indivíduo que se percebe como parte da natureza e da sociedade; 2. Refletir sobre as perspectivas de pertencimento e de responsabilidade por si mesmo e pelas demais pessoas e seres da natureza; 3. Identificar diferentes concepções de indivíduo; 4. Identificar as subjetividades como resultado de construção social; 5. Identificar processos sociais merecedores de crítica; 6. Expressar, por escrito e oralmente, uma reflexão que inclua compreensão aprofundada dos conceitos de indústria cultural e alienação moral. |
Introdução à Teoria do Indivíduo
. John Locke, Jeremy Bentham e Stuart Mill Tornar-se indivíduo . Paul Ricoeur e Michel Foucault Condutas massificadas Alienação moral |
ESTRATÉGIAS/ PROJETOS:
- aulas expositivas dialogadas;
- debates; - análise e interpretação de textos e imagens; - produção de textos escritos. |
RECURSOS/ MATERIAIS DE APOIO:
- Caderno do Professor e do Aluno – Volume 02;
- Livro didático; - textos selecionados para leitura; - Roteiro de atividades. |
AVALIAÇÃO (INSTRUMENTOS):
- textos dissertativos argumentativos; - observação da participação; - escrita e individual. |
PROPOSTAS DE RECUPERAÇÃO:
- Devolutiva da correção das provas mensais junto aos alunos para detectar as dificuldades; - Retomada de conteúdos não assimilados; - Atividades diversificadas e alternativas àquelas já realizadas; - Aplicação de nova avaliação (de recuperação). |
ASPECTOS A SEREM RETOMADOS NO PRÓXIMO BIMESTRE:
|
OBSERVAÇÕES DA EQUIPE GESTORA:
|
Assinatura do Professor______________________________
Terceiro Bimestre
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
COORDENADORIA DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
DIRETORIA DE ENSINO - REGIÃO DE LINS
|
PLANO DE ENSINO 2015
Escola:
| |
Disciplina: Filosofia
|
Ano/Série: 2ª série
|
Professor: Orlandes Rosa Farias
|
Bimestre: 1º
|
Carga horária: 2 aulas
|
Nº de aulas do bimestre: 21
|
Ensino Fundamental ( ) Ensino Médio ( X ) Período: M ( x ) T ( ) N ( )
|
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
|
SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM/
CONTEÚDOS / TEMAS /CONCEITOS
|
1. Identificar e criticar práticas de
humilhação social; 2. Construir argumentação crítica sobre as práticas sociais de discriminação e preconceitos; 3. Analisar a condição dos seres humanos a partir de reflexão filosófica sobre diferenças e igualdades entre homens e mulheres; 4. Identificar e questionar práticas de racismo; 5. Expressar por escrito e oralmente a relevância da educação para a superação de preconceitos e desigualdades sociais |
Filosofia, Política e Ética
. Humilhação, velhice e racismo; . Homens e mulheres; . Filosofia e educação |
ESTRATÉGIAS/ PROJETOS:
- aulas expositivas e dialogadas;
- exercícios de reflexão, escrita e leitura; |
RECURSOS/ MATERIAIS DE APOIO:
- Caderno do Professor e do Aluno – Volume 03; - Livro didático e seleção de textos; - Roteiro de atividades. |
AVALIAÇÃO (INSTRUMENTOS):
- produção de textos dissertativos: redações e pesquisas pontuais; - análise de informações. |
PROPOSTAS DE RECUPERAÇÃO:
- Devolutiva da correção das provas mensais junto aos alunos para detectar as dificuldades; - Retomada de conteúdos não assimilados; - Atividades diversificadas e alternativas àquelas já realizadas; - Aplicação de nova avaliação (de recuperação). |
ASPECTOS A SEREM RETOMADOS NO PRÓXIMO BIMESTRE:
|
OBSERVAÇÕES DA EQUIPE GESTORA:
|
Assinatura do Professor______________________________
Quarto Bimestre
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
COORDENADORIA DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
DIRETORIA DE ENSINO - REGIÃO DE LINS
|
PLANO DE ENSINO 2015
Escola:
| |
Disciplina: Filosofia
|
Ano/Série: 2ª série
|
Professor: Orlandes Rosa Farias
|
Bimestre: 1º
|
Carga horária: 2 aulas
|
Nº de aulas do bimestre: 22
|
Ensino Fundamental ( ) Ensino Médio ( X ) Período: M ( x ) T ( ) N ( )
|
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
|
SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM/
CONTEÚDOS / TEMAS /CONCEITOS
|
1. Reconhecer a relevância da
reflexão filosófica para a análise dos temas que emergem dos problemas das sociedades contemporâneas; 2. Expressar por escrito e oralmente questionamentos sobre o avanço tecnológico, o pensamento tecnicista e as consequências para a vida no planeta; 3. Discutir questões do campo da Bioética, distinguindo o papel da reflexão filosófica para o seu enfrentamento; 4. Identificar e problematizar valores sociais e culturais da sociedade contemporânea; 5. Identificar, selecionar e problematizar informações em textos filosóficos; 6. Elaborar textos-síntese a partir dos conteúdos filosóficos estudados no bimestre; 7. Relacionar informações, representadas de diferentes formas, e conhecimentos disponíveis em diferentes situações para construir argumentação consistente. |
Desafios éticos contemporâneos
. A Ciência e a condição humana Introdução à Bioética |
ESTRATÉGIAS/ PROJETOS:
- combinar atividades de discussão com aulas expositivas e dialogadas; - exercícios de reflexão e leitura; |
RECURSOS/ MATERIAIS DE APOIO:
- Caderno do Professor e do Aluno – Volume 04; - Livro didático; - filme - Roteiro de análise de filme. |
AVALIAÇÃO (INSTRUMENTOS):
- textos dissertativos argumentativos; - entrega e socialização de atividades/roteiros. |
PROPOSTAS DE RECUPERAÇÃO:
- Devolutiva da correção das provas mensais junto aos alunos para detectar as dificuldades; - Retomada de conteúdos não assimilados; - Atividades diversificadas e alternativas àquelas já realizadas; - Aplicação de nova avaliação (de recuperação). |
ASPECTOS A SEREM RETOMADOS NO PRÓXIMO BIMESTRE:
|
OBSERVAÇÕES DA EQUIPE GESTORA:
|
Assinatura do Professor______________________________