Èrò ẹ̀kọ́ ti ọdún kẹ́ta - 2015
Plano de ensino do terceiro ano.
Primeiro Bimestre
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
COORDENADORIA DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
DIRETORIA DE ENSINO - REGIÃO DE LINS
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PLANO DE ENSINO 2015
Disciplina: Filosofia
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Ano/Série: 3º A, B, C, D, E, F
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Professor: Orlandes Rosa Farias
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Bimestre: 1º
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Carga horária: 2 aulas
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Nº de aulas do bimestre: 21
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Ensino Fundamental ( ) Ensino Médio ( X ) Período: M ( x ) T ( ) N ( x)
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COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
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SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM/
CONTEÚDOS / TEMAS /CONCEITOS
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1. Identificar situações de
preconceito, particularmente em relação à Filosofia e aos filósofos; 2. Reconhecer a dimensão política do preconceito diante da Filosofia e se posicionar em relação a ela; 3. Desenvolver habilidades de escrita, leitura e expressão oral na abordagem de temas filosóficos; 4. Elaborar hipóteses e questões a partir das leituras e debates realizados; 5. Identificar a presença da Filosofia no cotidiano; 6. Estabelecer a distinção entre o “filosofar” espontâneo, próprio do senso comum, e o “filosofar” propriamente dito, típico dos filósofos especialistas; 7. Identificar características da Filosofia como reflexão; 8. Distinguir diferenças e aproximações entre linguagem e língua; 9. Relacionar pensamento, linguagem e língua; 10. Identificar a importância da língua para a produção e preservação de saberes coletivos, bem como para representar o real e imaginar diferentes realidades. |
O que é Filosofia
. Superação de preconceitos em relação à Filosofia e definição e importância para a cidadania; O homem como ser de natureza e de linguagem. |
ESTRATÉGIAS/ PROJETOS:
- abordagem dialógica entre os saberes filosóficos e os saberes dos alunos: confrontos, acordos, sínteses e reelaboração de ideias; - sondagens: experiência vivencial dos alunos e suas representações; - contato com textos filosóficos e construção discurso argumentativo; - dinâmicas de grupo; - pesquisas: de campo, pela internet, bibliográfica; - organização de painel sobre reflexões a partir de grupos; |
RECURSOS/ MATERIAIS DE APOIO:
- imagens de filósofos/as, reprodução de obras de arte, desenhos, reportagens
de jornais e revistas e Documentos; - livro didático; textos selecionados; - letras de música e ditados populares - filme; |
AVALIAÇÃO (INSTRUMENTOS):
- dissertações individuais; - provas dissertativas e reflexivas; - verificação das atividades dos Cadernos do Aluno; |
PROPOSTAS DE RECUPERAÇÃO:
- Devolutiva da correção das provas mensais junto aos alunos para detectar as dificuldades; - Retomada de conteúdos não assimilados; - Atividades diversificadas e alternativas àquelas já realizadas; - Aplicação de nova avaliação (de recuperação). |
ASPECTOS A SEREM RETOMADOS NO PRÓXIMO BIMESTRE:
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OBSERVAÇÕES DA EQUIPE GESTORA:
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Assinatura do Professor______________________________
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
COORDENADORIA DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
DIRETORIA DE ENSINO - REGIÃO DE LINS
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PLANO DE ENSINO 2015
Escola:
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Disciplina: Filosofia
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Ano/Série:
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Professor: Orlandes Rosa Farias
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Bimestre: 2º
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Carga horária: 2 aulas
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Nº de aulas do bimestre: 22
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Ensino Fundamental ( ) Ensino Médio ( X ) Período: M ( x ) T ( ) N ( X )
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COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
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SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM/
CONTEÚDOS / TEMAS /CONCEITOS
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1. Identificar marcas dos discursos
filosófico, mitológico e religioso; 2. Elaborar hipóteses e questões a partir de leituras e debates realizados; 3. Identificar situações de desigualdade social, sobretudo no Brasil, e abordá-las de uma perspectiva problematizadora e crítica; 4. Desenvolver habilidades de escrita, leitura e expressão oral na abordagem de temas filosóficos; 5. Reconhecer o caráter insatisfatório, ingênuo e mesmo ideológico de certas explicações normalmente aceitas pelo senso comum para o problema da desigualdade; 6. Identificar aspectos do pensamento de Platão e operar com os conceitos platônicos trabalhados; 7. Distinguir a perspectiva de Platão (natureza) da concepção de Rousseau (convenção) acerca da desigualdade social; 8. Distinguir a argumentação de Rousseau acerca da origem da desigualdade e de como superá-la por meio do contrato social; 9. Questionar o papel social do Estado e das leis |
Características do discurso filosófico
. Comparação com o discurso religioso O homem como ser político A desigualdade entre os homens como desafio à política |
ESTRATÉGIAS/ PROJETOS:
- levantamento de hipóteses (sondagens);
- leitura sistemática e problematizadora de textos; - elaboração escrita do próprio pensamento; - pesquisa bibliográfica e na internet; - painel aberto de discussões e debates. |
RECURSOS/ MATERIAIS DE APOIO:
- Caderno do Professor e do Aluno – Volume 02; - Livro didático; textos selecionados; - anúncios publicitários; - Roteiro de atividades. |
AVALIAÇÃO (INSTRUMENTOS):
- dissertações individuais; - provas dissertativas e reflexivas; - verificação das atividades dos Cadernos do Aluno; |
PROPOSTAS DE RECUPERAÇÃO:
- Devolutiva da correção das provas mensais junto aos alunos para detectar as
dificuldades; - Retomada de conteúdos não assimilados; - Atividades diversificadas e alternativas àquelas já realizadas; - Aplicação de nova avaliação (de recuperação). |
ASPECTOS A SEREM RETOMADOS NO PRÓXIMO BIMESTRE:
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OBSERVAÇÕES DA EQUIPE GESTORA:
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Assinatura do Professor______________________________
Terceiro Bimestre
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
COORDENADORIA DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
DIRETORIA DE ENSINO - REGIÃO DE LINS
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PLANO DE ENSINO 2015
Escola:
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Disciplina: Filosofia
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Ano/Série:
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Professor: Orlandes Rosa Farias
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Bimestre: 3º
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Carga horária: 2 aulas
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Nº de aulas do bimestre: 21
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Ensino Fundamental ( ) Ensino Médio ( X ) Período: M ( x ) T ( ) N ( X )
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COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
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SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM/
CONTEÚDOS / TEMAS /CONCEITOS
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1. Distinguir questões associadas ao
tema “liberdade” no contexto da contribuição filosófica; 2. Distinguir diferentes concepções sobre a ideia de liberdade; 3. Relacionar liberdade à política por meio da mediação do conceito de democracia; 4. Desenvolver habilidades de escrita, leitura e expressão oral na abordagem de temas filosóficos; 5. Elaborar hipóteses e questões a partir de leituras e debates realizados; 6. Discutir o conceito de liberdade, destacando questões associadas a diferentes entendimentos sobre o ser livre; 7. Relacionar liberdade à solidariedade na perspectiva de uma sociedade democrática. |
Características do discurso filosófico
. Comparação com o discurso científico Três concepções de liberdade . Libertarismo, determinismo e dialética. |
ESTRATÉGIAS/ PROJETOS:
- sondagens do senso comum;
- dinâmicas de grupo; - pesquisa de campo e debates; - leitura sistemática e problematizadora de textos; - elaboração escrita do próprio pensamento; |
RECURSOS/ MATERIAIS DE APOIO:
- Caderno do Professor e do Aluno – Volume 03; - Livro didático; - filmes; músicas; - Roteiro de atividades. |
AVALIAÇÃO (INSTRUMENTOS):
- dissertações individuais; - provas dissertativas e reflexivas; - verificação das atividades dos Cadernos do Aluno; - observação da participação em sala de aula; |
PROPOSTAS DE RECUPERAÇÃO:
- Devolutiva da correção das provas mensais junto aos alunos para detectar as
dificuldades; - Retomada de conteúdos não assimilados; - Atividades diversificadas e alternativas àquelas já realizadas; - Aplicação de nova avaliação (de recuperação). |
ASPECTOS A SEREM RETOMADOS NO PRÓXIMO BIMESTRE:
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OBSERVAÇÕES DA EQUIPE GESTORA:
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Assinatura do Professor______________________________
Quarto Bimestre
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
COORDENADORIA DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
DIRETORIA DE ENSINO - REGIÃO DE LINS
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PLANO DE ENSINO 2015
Escola:
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Disciplina: Filosofia
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Ano/Série:
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Professor: Orlandes Rosa Farias
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Bimestre: 4º
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Carga horária: 2 aulas
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Nº de aulas do bimestre: 22
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Ensino Fundamental ( ) Ensino Médio ( X ) Período: M ( x ) T ( ) N ( X )
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COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
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SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM/
CONTEÚDOS / TEMAS /CONCEITOS
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1. Refletir sobre o tema da felicidade
no contexto da contribuição filosófica; 2. Distinguir relações mantidas por pessoas de diferentes culturas com a ideia de felicidade; 3. Distinguir abordagens pessoais e sociais a respeito da ideia de felicidade; 4. Ler, compreender e interpretar textos filosóficos; 5. Desenvolver habilidades de leitura e escrita, bem como de expressão oral na abordagem de temas filosóficos; 6. Elaborar hipóteses e questões a partir de leituras e debates realizados; 7. Identificar diferentes conceitos de felicidade, destacando questões associadas a diferentes entendimentos contemporâneos sobre “ser feliz”; 8. Relacionar a ideia de felicidade a uma ética solidária. |
Características do discurso filosófico
. Comparação com o discurso da literatura Valores contemporâneos que cercam o tema da felicidade e das dimensões pessoais e sociais da felicidade |
ESTRATÉGIAS/ PROJETOS:
- levantamento de hipóteses: aproximação e distanciamento sobre os temas em questão; - leitura sistemática e problematizadora de textos; - elaboração escrita do próprio pensamento; - discussões em grupos; |
RECURSOS/ MATERIAIS DE APOIO:
- Caderno do Professor e do Aluno – Volume 04; - Livro didático; textos selecionados: poéticos, filosóficos... - internet |
AVALIAÇÃO (INSTRUMENTOS):
- dissertações individuais; - provas dissertativas e reflexivas; - verificação das atividades dos Cadernos do Aluno; - observação da participação em sala de aula; |
PROPOSTAS DE RECUPERAÇÃO:
- Devolutiva da correção das provas mensais junto aos alunos para detectar as dificuldades; - Retomada de conteúdos não assimilados; - Atividades diversificadas e alternativas àquelas já realizadas; - Aplicação de nova avaliação (de recuperação). |
ASPECTOS A SEREM RETOMADOS NO PRÓXIMO BIMESTRE:
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Assinatura do Professor______________________________
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