segunda-feira, 30 de março de 2015

Plano de ensino

Àwọn ìròìmòàpẹrẹàpéjúweàwòrán ẹ̀kọ́ ìmòye.
Planos de ensino de Filosofia.




Planos prática de ensino de filosofia 2012  manhã

1. Èrò ẹ̀kọ́ ti ọdún kíní - 2015 = plano de ensino do primeiro ano - 2015
2. Èrò ẹ̀kọ́ ti ọdún kéjì - 2015 = plano de ensino do segundo ano - 2015.
3. Èrò ẹ̀kọ́ ti ọdún kẹ́ta - 2015 = plano de ensino do terceiro ano - 2015.
4. Ìròìmòàpẹrẹàpéjúweàwòrán = esquema, desenho, programa.
5. Èrò ẹ̀kọ́ = plano de ensino.
6. Ètò = ordem, sistema.
7. Èrò = pensamento, ideia, imaginação. Passageiro, viajante, peregrino. Piolho.
8. Ọdún = ano, estação, período próximo das festividades anuais.
9. Ẹ̀kọ́ = aula, educação, instrução.
10. Ìmòye = filosofia.
11. Ìgbèrò = projeto, consulta, cogitação, meditação.
12. Ìrò, ìrònú = pensamento.

sexta-feira, 27 de março de 2015

Èrò ẹ̀kọ́ ti ọdún kéjì - 2015


Èrò ẹ̀kọ́ ti ọdún kéjì - 2015
Plano de ensino do segundo ano.


Primeiro Bimestre


SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
COORDENADORIA DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
DIRETORIA DE ENSINO - REGIÃO DE LINS
http://www.profbruno.com.br/imagens/simb_brasao_est_gde.jpg
PLANO DE ENSINO 2015
Escola: E.E. “Comendador Antônio Figueiredo Navas”
Disciplina: Filosofia
Ano/Série: 2ª A, B, C, F, G, H série
Professor: Orlandes Rosa Farias
Bimestre:
Carga horária: 2 aulas
Nº de aulas do bimestre: 21
 Ensino Fundamental (  )       Ensino Médio  ( X )    Período:  M ( x )  T (  )  N ( X )

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM/
CONTEÚDOS / TEMAS /CONCEITOS
1. Questionar a realidade social e
planejar ações de intervenção
solidária;
2. Identificar diferentes conceitos de
liberdade com base em algumas
teorias filosóficas;
3. Relacionar liberdade à
solidariedade;
4. Desenvolver habilidade de leitura,
escrita e planejamento investigativo
para autonomia intelectual;
5. Relacionar ética e moral.


. O eu racional;


. Autonomia e liberdade.


ESTRATÉGIAS/ PROJETOS:
- aulas expositivas dialogadas;
- leitura de textos;
- exercícios de reflexão e leitura;

- seminários.


RECURSOS/ MATERIAIS DE APOIO:
- Caderno do Aluno, v. 1;
- imagens e textos selecionados;
- livro didático;

- exibição de filme;


AVALIAÇÃO (INSTRUMENTOS):

- textos dissertativos argumentativos;
- observação da participação e organização do caderno;

- escritas e individuais.



PROPOSTAS DE RECUPERAÇÃO:

- Devolutiva da correção das provas mensais junto aos alunos para detectar as
dificuldades;
- Retomada de conteúdos não assimilados;
- Atividades diversificadas e alternativas àquelas já realizadas;

- Aplicação de nova avaliação (de recuperação).



ASPECTOS A SEREM RETOMADOS NO PRÓXIMO BIMESTRE:


OBSERVAÇÕES DA EQUIPE GESTORA:





Assinatura do Professor______________________________


 Segundo Bimestre


SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
COORDENADORIA DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
DIRETORIA DE ENSINO - REGIÃO DE LINS
http://www.profbruno.com.br/imagens/simb_brasao_est_gde.jpg
PLANO DE ENSINO 2015
Escola:
Disciplina: Filosofia
Ano/Série: 2ª série
Professor: Orlandes Rosa Farias
Bimestre: 
Carga horária: 2 aulas
Nº de aulas do bimestre: 22
 Ensino Fundamental (  )       Ensino Médio  ( X )    Período:  M ( x )  T (  )  N (  )

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM/
CONTEÚDOS / TEMAS /CONCEITOS
1. Refletir sobre a ética na
perspectiva do indivíduo que se
percebe como parte da natureza e da
sociedade;
2. Refletir sobre as perspectivas de
pertencimento e de responsabilidade
por si mesmo e pelas demais pessoas
e seres da natureza;
3. Identificar diferentes concepções de
indivíduo;
4. Identificar as subjetividades como
resultado de construção social;
5. Identificar processos sociais
merecedores de crítica;
6. Expressar, por escrito e oralmente,
uma reflexão que inclua compreensão
aprofundada dos conceitos de

indústria cultural e alienação moral.

Introdução à Teoria do Indivíduo
. John Locke, Jeremy Bentham e Stuart Mill
Tornar-se indivíduo
. Paul Ricoeur e Michel Foucault
Condutas massificadas

Alienação moral



ESTRATÉGIAS/ PROJETOS:

- aulas expositivas dialogadas;
- debates;
- análise e interpretação de textos e imagens;

- produção de textos escritos.

RECURSOS/ MATERIAIS DE APOIO:

- Caderno do Professor e do Aluno – Volume 02;
- Livro didático;
- textos selecionados para leitura;

- Roteiro de atividades.

AVALIAÇÃO (INSTRUMENTOS):

- textos dissertativos argumentativos;
- observação da participação;

- escrita e individual.



PROPOSTAS DE RECUPERAÇÃO:

- Devolutiva da correção das provas mensais junto aos alunos para detectar as
dificuldades;
- Retomada de conteúdos não assimilados;
- Atividades diversificadas e alternativas àquelas já realizadas;

- Aplicação de nova avaliação (de recuperação).



ASPECTOS A SEREM RETOMADOS NO PRÓXIMO BIMESTRE:


OBSERVAÇÕES DA EQUIPE GESTORA:





Assinatura do Professor______________________________


Terceiro Bimestre


SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
COORDENADORIA DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
DIRETORIA DE ENSINO - REGIÃO DE LINS
http://www.profbruno.com.br/imagens/simb_brasao_est_gde.jpg
PLANO DE ENSINO 2015
Escola:
Disciplina: Filosofia
Ano/Série: 2ª série
Professor: Orlandes Rosa Farias
Bimestre: 
Carga horária: 2 aulas
Nº de aulas do bimestre: 21
 Ensino Fundamental (  )       Ensino Médio  ( X )    Período:  M ( x )  T (  )  N (  )

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM/
CONTEÚDOS / TEMAS /CONCEITOS
1. Identificar e criticar práticas de
humilhação social;
2. Construir argumentação crítica
sobre as práticas sociais de
discriminação e preconceitos;
3. Analisar a condição dos seres
humanos a partir de reflexão
filosófica sobre diferenças e
igualdades entre homens e mulheres;
4. Identificar e questionar práticas de
racismo;
5. Expressar por escrito e oralmente a
relevância da educação para a
superação de preconceitos e

desigualdades sociais

Filosofia, Política e Ética
. Humilhação, velhice e racismo;
. Homens e mulheres;

. Filosofia e educação


ESTRATÉGIAS/ PROJETOS:

- aulas expositivas e dialogadas;

- exercícios de reflexão, escrita e leitura;


RECURSOS/ MATERIAIS DE APOIO:

- Caderno do Professor e do Aluno – Volume 03;
- Livro didático e seleção de textos;

- Roteiro de atividades.



AVALIAÇÃO (INSTRUMENTOS):

- produção de textos dissertativos: redações e pesquisas pontuais;

- análise de informações.



PROPOSTAS DE RECUPERAÇÃO:
- Devolutiva da correção das provas mensais junto aos alunos para detectar as
dificuldades;
- Retomada de conteúdos não assimilados;
- Atividades diversificadas e alternativas àquelas já realizadas;

- Aplicação de nova avaliação (de recuperação).



ASPECTOS A SEREM RETOMADOS NO PRÓXIMO BIMESTRE:


OBSERVAÇÕES DA EQUIPE GESTORA:





Assinatura do Professor______________________________


Quarto Bimestre


SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
COORDENADORIA DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
DIRETORIA DE ENSINO - REGIÃO DE LINS
http://www.profbruno.com.br/imagens/simb_brasao_est_gde.jpg
PLANO DE ENSINO 2015
Escola:
Disciplina: Filosofia
Ano/Série: 2ª série
Professor: Orlandes Rosa Farias
Bimestre: 
Carga horária: 2 aulas
Nº de aulas do bimestre: 22
 Ensino Fundamental (  )       Ensino Médio  ( X )    Período:  M ( x )  T (  )  N (  )

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM/
CONTEÚDOS / TEMAS /CONCEITOS
1. Reconhecer a relevância da
reflexão filosófica para a análise dos
temas que emergem dos problemas
das sociedades contemporâneas;
2. Expressar por escrito e oralmente
questionamentos sobre o avanço
tecnológico, o pensamento tecnicista
e as consequências para a vida no
planeta;
3. Discutir questões do campo da
Bioética, distinguindo o papel da
reflexão filosófica para o seu
enfrentamento;
4. Identificar e problematizar valores
sociais e culturais da sociedade
contemporânea;
5. Identificar, selecionar e
problematizar informações em textos
filosóficos;
6. Elaborar textos-síntese a partir dos
conteúdos filosóficos estudados no
bimestre;
7. Relacionar informações,
representadas de diferentes formas, e
conhecimentos disponíveis em
diferentes situações para construir argumentação consistente.

Desafios éticos contemporâneos
. A Ciência e a condição humana

Introdução à Bioética


ESTRATÉGIAS/ PROJETOS:
- combinar atividades de discussão com aulas expositivas e dialogadas;

- exercícios de reflexão e leitura;


RECURSOS/ MATERIAIS DE APOIO:
- Caderno do Professor e do Aluno – Volume 04;
- Livro didático;
- filme

- Roteiro de análise de filme.



AVALIAÇÃO (INSTRUMENTOS):

- textos dissertativos argumentativos;

- entrega e socialização de atividades/roteiros.



PROPOSTAS DE RECUPERAÇÃO:

- Devolutiva da correção das provas mensais junto aos alunos para detectar as
dificuldades;
- Retomada de conteúdos não assimilados;
- Atividades diversificadas e alternativas àquelas já realizadas;

- Aplicação de nova avaliação (de recuperação).


ASPECTOS A SEREM RETOMADOS NO PRÓXIMO BIMESTRE:


OBSERVAÇÕES DA EQUIPE GESTORA:





Assinatura do Professor______________________________


Èrò ẹ̀kọ́ ti ọdún kẹ́ta - 2015


Èrò ẹ̀kọ́ ti ọdún kẹ́ta - 2015
Plano de ensino do terceiro ano.



Primeiro Bimestre                           



SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
COORDENADORIA DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
DIRETORIA DE ENSINO - REGIÃO DE LINS

PLANO DE ENSINO 2015
Escola: E.E. “Comendador Antônio Figueiredo Navas”
Disciplina: Filosofia
Ano/Série: 3º A, B, C, D, E, F
Professor: Orlandes Rosa Farias
Bimestre: 
Carga horária: 2 aulas
Nº de aulas do bimestre: 21
 Ensino Fundamental (  )       Ensino Médio  ( X )    Período:  M ( x )  T (  )  N (  x)

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM/
CONTEÚDOS / TEMAS /CONCEITOS
1. Identificar situações de
preconceito, particularmente em
relação à Filosofia e aos filósofos;
2. Reconhecer a dimensão política do
preconceito diante da Filosofia e se
posicionar em relação a ela;
3. Desenvolver habilidades de escrita,
leitura e expressão oral na
abordagem de temas filosóficos;
4. Elaborar hipóteses e questões a
partir das leituras e debates
realizados;
5. Identificar a presença da Filosofia
no cotidiano;
6. Estabelecer a distinção entre o
“filosofar” espontâneo, próprio do
senso comum, e o “filosofar”
propriamente dito, típico dos filósofos
especialistas;
7. Identificar características da
Filosofia como reflexão;
8. Distinguir diferenças e
aproximações entre linguagem e
língua;
9. Relacionar pensamento, linguagem
e língua;
10. Identificar a importância da
língua para a produção e preservação
de saberes coletivos, bem como para
representar o real e imaginar

diferentes realidades.


O que é Filosofia
. Superação de preconceitos em relação à
Filosofia e definição e importância para a
cidadania;
O homem como ser de natureza e de

linguagem.

ESTRATÉGIAS/ PROJETOS:
- abordagem dialógica entre os saberes filosóficos e os saberes dos alunos: 
confrontos, acordos, sínteses e reelaboração de ideias;
- sondagens: experiência vivencial dos alunos e suas representações;
- contato com textos filosóficos e construção discurso argumentativo;
- dinâmicas de grupo;
- pesquisas: de campo, pela internet, bibliográfica;

- organização de painel sobre reflexões a partir de grupos;



RECURSOS/ MATERIAIS DE APOIO:

- imagens de filósofos/as, reprodução de obras de arte, desenhos, reportagens
de jornais e revistas e Documentos;
- livro didático; textos selecionados;
- letras de música e ditados populares

- filme;


AVALIAÇÃO (INSTRUMENTOS):
- dissertações individuais;
- provas dissertativas e reflexivas;

- verificação das atividades dos Cadernos do Aluno;



PROPOSTAS DE RECUPERAÇÃO:
- Devolutiva da correção das provas mensais junto aos alunos para detectar as
dificuldades;
- Retomada de conteúdos não assimilados;
- Atividades diversificadas e alternativas àquelas já realizadas;

- Aplicação de nova avaliação (de recuperação).



ASPECTOS A SEREM RETOMADOS NO PRÓXIMO BIMESTRE:


OBSERVAÇÕES DA EQUIPE GESTORA:





Assinatura do Professor______________________________


 Segundo Bimestre


SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
COORDENADORIA DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
DIRETORIA DE ENSINO - REGIÃO DE LINS
http://www.profbruno.com.br/imagens/simb_brasao_est_gde.jpg
PLANO DE ENSINO 2015
Escola:
Disciplina: Filosofia
Ano/Série: 3º A, B, C, D, E, F
Professor: Orlandes Rosa Farias
Bimestre: 2º
Carga horária: 2 aulas
Nº de aulas do bimestre: 22
 Ensino Fundamental (  )       Ensino Médio  ( X )    Período:  M ( x )  T (  )  N ( X )

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM/
CONTEÚDOS / TEMAS /CONCEITOS
1. Identificar marcas dos discursos
filosófico, mitológico e religioso;
2. Elaborar hipóteses e questões a
partir de leituras e debates
realizados;
3. Identificar situações de
desigualdade social, sobretudo no
Brasil, e abordá-las de uma
perspectiva problematizadora e
crítica;
4. Desenvolver habilidades de escrita,
leitura e expressão oral na
abordagem de temas filosóficos;
5. Reconhecer o caráter insatisfatório,
ingênuo e mesmo ideológico de certas
explicações normalmente aceitas pelo
senso comum para o problema da
desigualdade;
6. Identificar aspectos do pensamento
de Platão e operar com os conceitos
platônicos trabalhados;
7. Distinguir a perspectiva de Platão
(natureza) da concepção de Rousseau
(convenção) acerca da desigualdade
social;
8. Distinguir a argumentação de
Rousseau acerca da origem da
desigualdade e de como superá-la por
meio do contrato social;
9. Questionar o papel social do

Estado e das leis

Características do discurso filosófico
. Comparação com o discurso religioso
O homem como ser político
A desigualdade entre os homens como

desafio à política


ESTRATÉGIAS/ PROJETOS:

- levantamento de hipóteses (sondagens);
- leitura sistemática e problematizadora de textos;
- elaboração escrita do próprio pensamento;
- pesquisa bibliográfica e na internet;

- painel aberto de discussões e debates.


RECURSOS/ MATERIAIS DE APOIO:

- Caderno do Professor e do Aluno – Volume 02;
- Livro didático; textos selecionados;
- anúncios publicitários;

- Roteiro de atividades.



AVALIAÇÃO (INSTRUMENTOS):
- dissertações individuais;
- provas dissertativas e reflexivas;

- verificação das atividades dos Cadernos do Aluno;



PROPOSTAS DE RECUPERAÇÃO:


- Devolutiva da correção das provas mensais junto aos alunos para detectar as
dificuldades;
- Retomada de conteúdos não assimilados;
- Atividades diversificadas e alternativas àquelas já realizadas;

- Aplicação de nova avaliação (de recuperação).


ASPECTOS A SEREM RETOMADOS NO PRÓXIMO BIMESTRE:


OBSERVAÇÕES DA EQUIPE GESTORA:





Assinatura do Professor______________________________


Terceiro Bimestre


SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
COORDENADORIA DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
DIRETORIA DE ENSINO - REGIÃO DE LINS
http://www.profbruno.com.br/imagens/simb_brasao_est_gde.jpg
PLANO DE ENSINO 2015
Escola:
Disciplina: Filosofia
Ano/Série: 3º A, B, C, D, E, F
Professor: Orlandes Rosa Farias
Bimestre: 3º
Carga horária: 2 aulas
Nº de aulas do bimestre: 21
 Ensino Fundamental (  )       Ensino Médio  ( X )    Período:  M ( x )  T (  )  N ( X )

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM/
CONTEÚDOS / TEMAS /CONCEITOS
1. Distinguir questões associadas ao
tema “liberdade” no contexto da
contribuição filosófica;
2. Distinguir diferentes concepções
sobre a ideia de liberdade;
3. Relacionar liberdade à política por
meio da mediação do conceito de
democracia;
4. Desenvolver habilidades de escrita,
leitura e expressão oral na
abordagem de temas filosóficos;
5. Elaborar hipóteses e questões a
partir de leituras e debates
realizados;
6. Discutir o conceito de liberdade,
destacando questões associadas a
diferentes entendimentos sobre o ser
livre;
7. Relacionar liberdade à
solidariedade na perspectiva de uma
sociedade democrática.


Características do discurso filosófico
. Comparação com o discurso científico
Três concepções de liberdade
. Libertarismo, determinismo e dialética.


ESTRATÉGIAS/ PROJETOS:

- sondagens do senso comum;
- dinâmicas de grupo;
- pesquisa de campo e debates;
- leitura sistemática e problematizadora de textos;

- elaboração escrita do próprio pensamento;


RECURSOS/ MATERIAIS DE APOIO:

- Caderno do Professor e do Aluno – Volume 03;
- Livro didático;
- filmes; músicas;

- Roteiro de atividades.


AVALIAÇÃO (INSTRUMENTOS):

- dissertações individuais;
- provas dissertativas e reflexivas;
- verificação das atividades dos Cadernos do Aluno;

- observação da participação em sala de aula;


PROPOSTAS DE RECUPERAÇÃO:

- Devolutiva da correção das provas mensais junto aos alunos para detectar as
dificuldades;
- Retomada de conteúdos não assimilados;
- Atividades diversificadas e alternativas àquelas já realizadas;

- Aplicação de nova avaliação (de recuperação).


ASPECTOS A SEREM RETOMADOS NO PRÓXIMO BIMESTRE:


OBSERVAÇÕES DA EQUIPE GESTORA:





Assinatura do Professor______________________________


Quarto Bimestre


SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
COORDENADORIA DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
DIRETORIA DE ENSINO - REGIÃO DE LINS
http://www.profbruno.com.br/imagens/simb_brasao_est_gde.jpg
PLANO DE ENSINO 2015
Escola:
Disciplina: Filosofia
Ano/Série: 3º A, B, C, D, E, F
Professor: Orlandes Rosa Farias
Bimestre: 4º
Carga horária: 2 aulas
Nº de aulas do bimestre: 22
 Ensino Fundamental (  )       Ensino Médio  ( X )    Período:  M ( x )  T (  )  N ( X )

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM/
CONTEÚDOS / TEMAS /CONCEITOS
1. Refletir sobre o tema da felicidade
no contexto da contribuição filosófica;
2. Distinguir relações mantidas por
pessoas de diferentes culturas com a
ideia de felicidade;
3. Distinguir abordagens pessoais e
sociais a respeito da ideia de
felicidade;
4. Ler, compreender e interpretar
textos filosóficos;
5. Desenvolver habilidades de leitura
e escrita, bem como de expressão oral
na abordagem de temas filosóficos;
6. Elaborar hipóteses e questões a
partir de leituras e debates
realizados;
7. Identificar diferentes conceitos de
felicidade, destacando questões
associadas a diferentes
entendimentos contemporâneos sobre
“ser feliz”;
8. Relacionar a ideia de felicidade a
uma ética solidária.


Características do discurso filosófico
. Comparação com o discurso da literatura
Valores contemporâneos que cercam o tema
da felicidade e das dimensões pessoais e

sociais da felicidade


ESTRATÉGIAS/ PROJETOS:
- levantamento de hipóteses: aproximação e distanciamento sobre os temas em
questão;
- leitura sistemática e problematizadora de textos;
- elaboração escrita do próprio pensamento;

- discussões em grupos;


RECURSOS/ MATERIAIS DE APOIO:

- Caderno do Professor e do Aluno – Volume 04;
- Livro didático; textos selecionados: poéticos, filosóficos...

- internet


AVALIAÇÃO (INSTRUMENTOS):
- dissertações individuais;
- provas dissertativas e reflexivas;
- verificação das atividades dos Cadernos do Aluno;

- observação da participação em sala de aula;




PROPOSTAS DE RECUPERAÇÃO:

- Devolutiva da correção das provas mensais junto aos alunos para detectar as
dificuldades;
- Retomada de conteúdos não assimilados;
- Atividades diversificadas e alternativas àquelas já realizadas;

- Aplicação de nova avaliação (de recuperação).



ASPECTOS A SEREM RETOMADOS NO PRÓXIMO BIMESTRE:


OBSERVAÇÕES DA EQUIPE GESTORA:





Assinatura do Professor______________________________