quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Marcha das mulheres negras

Ìwọ́de ti àwọn obìnrin dúdú ní Olúìlú Bràsílíà.
Marcha das mulheres negras em Brasília.

Àkójọ́pọ̀ Itumọ̀ (Glossário).
Ìwé gbédègbéyọ̀  (Vocabulário).

Ìwọ́de, s. Demonstração (de pessoas), marcha, passeata.

Ìfìhàn, s. Espetáculo, exibição, desfile, revelação.
Dúdú, adj. Negro, preto.
Dúdú, dú, v. Ser preto, ser escuro.

Àwọn, wọn, pron.  Eles, elas. Indicador de plural.
Obìnrin, s. Mulher.
Olúìlú, s. Capital.
Bràsílíà, s. Brasília.
Ti, prep. De ( indicando posse). Quando usado entre dois substantivos, usualmente é omitido. Ilé ti bàbá mi = ilé bàbá mi ( A casa do meu pai).
, prep. No, na, em. Usada para indicar o lugar em que alguma coisa está. Indica uma posição estática.

                                                            

Renascimento indígena

Ìtúnṣe ti ọmọ-ìbílẹ̀.
Renascimento indígena. 

Texto 1. Asiáticos e índios vêm de grupo chinês de 40 mil anos, mostra DNA




Cientistas analisaram osso de perna descoberto em 2003 em caverna. Primeiros humanos modernos em Pequim se diferenciavam de europeus.


Os atuais asiáticos e indígenas das Américas são descendentes de um grupo de pessoas que viveu na China há 40 mil anos, segundo análise do DNA de um fóssil cujo estudo foi publicado esta semana nos Estados Unidos.
A análise genética do osso de uma perna descoberto em 2003 em uma caverna em Tianyun, na China, mostrou que os primeiros humanos modernos em Pequim se diferenciavam geneticamente de seus ancestrais, os europeus modernos.
Osso de perna dá indícios sobre origem do homem moderno (Foto: Instituto Max Planck/Divulgação)Fragmentos de osso de perna dão indícios sobre origem do homem (Foto: Instituto Max Planck/Divulgação)
Para a pesquisa, realizada por cientistas do Instituto Max Planck de Antropologia Evolutiva, em Leipzig, na Alemanha, e da Academia Chinesa de Ciências, foi usado o DNA nuclear e mitocondrial do fóssil.
Com base nessas análises, foi reconstruído o perfil genético do dono da perna, um indivíduo que viveu em uma época relevante da história dos humanos modernos, afirmaram os cientistas em comunicado divulgado na segunda-feira (21).
"Essa pessoa viveu durante uma importante transição evolutiva dos primeiros humanos modernos, que compartilhavam algumas características com as espécies anteriores, como os neandertais, e substituíram os neandertais e os denisovanos, posteriormente extintos", disse o principal autor do estudo, Svante Paabo, do Max Planck.
Osso de perna dá indícios sobre origem do homem moderno (Foto: Instituto de Paleontologia e Paleoantropologia de Vertebrados/Divulgação)Osso foi achado em caverna (Foto: Instituto de Paleontologia e Paleoantropologia de Vertebrados/Divulgação)
A análise genética dos ossos antigos mostrou semelhanças com os perfis dos asiáticos e nativos americanos da atualidade, explicaram os pesquisadores. O estudo também demonstrou que os primeiros humanos modernos que viveram perto de Pequim já tinham se separado geneticamente dos ancestrais dos europeus modernos. Além disso, a proporção de DNA dos neandertais e dos denisovanos não era maior que a dos humanos modernos na região.
Cientistas já tinham encontrado fósseis de habitantes da Eurásia de 40 mil e 50 mil anos, com um aspecto similar aos seres humanos de hoje. No entanto, os pesquisadores destacam em que a relação genética entre esses primeiros humanos e a população atual não tinha tomado forma, como agora.
"Análises adicionais dos primeiros humanos modernos de toda a Eurásia nos permitiriam ajustar nossa compreensão de quando e como os humanos modernos se distribuíram pela Europa e Ásia", disse Paabo.
Texto 2. Estudo faz ligação de índios do Brasil a asiáticos



Com lindas garotas orientais, e um preço altamente competitivo as marcas chinesas chegam com muita força no Brasil
24/10/2002
Autor: EVANILDO DA SILVEIRA
Fonte: Estado de S. Paulo-São Paulo-SP
Pesquisadora mostra semelhanças por comparação genética dos povos 


Índios brasileiros e povos do sudeste da Ásia e ilhas do Pacífico têm algo mais comum além dos olhos puxados. Uma pesquisa realizada pela bióloga Daniela Maria Ribeiro, para sua dissertação de mestrado, apresentada à Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, mostra que os índios paracanã e xicrin, que vivem no sul Pará, são aparentados geneticamente com populações da China, Índia e Indonésia. É mais um indício de que as Américas foram colonizadas por povos vindos da Ásia, passando pelo Estreito de Bering, há cerca de 11 mil anos. 

O estudo reforça essa teoria, que não é a única a buscar uma explicação para a origem dos nativos americanos. Há uma outra corrente de cientistas que defende que os primeiros humanos a povoar a América descendem de povos africanos e chegaram aqui bem antes. "Meu trabalho não acaba com a polêmica", diz Daniela. "Mas é uma contribuição às discussões sobre a ancestralidade dos ameríndios. Ele não trata da época de chegada dos primeiros habitantes da América, nem se eles foram africanos ou asiáticos, mas corrobora as teorias de que eles de fato descendem dos segundos." 

Para chegar a essas conclusões, a bióloga analisou o marcador genético alfa-MRE (alpha-Major Regulatory Element), um segmento de DNA de 300 pares de base. O objetivo era determinar os polimorfismos (variações genômicas responsáveis pela diversidade genética entre os indivíduos de uma mesma espécie) presentes nessa pequena seqüência de DNA e compará-los aos encontrados nas populações já investigadas por cientistas estrangeiros, particularmente as asiáticas. 


Amostras - Para isso, Daniela analisou amostras de DNA de 70 índios paracanã e de 95 xicrin. Depois de seqüenciar todas as amostras, ela identificou apenas os haplótipos (combinações de polimorfismos que são transmitidos em bloco de geração para geração) dos tipos A e B, os mesmos presentes em povos asiáticos. Há ainda, em populações humanas, os haplótipos C, D, E e F. Em povos africanos, por exemplo, encontram-se o E e o F. Entre os europeus é mais comum o C. 

Daniela observou que, em 330 cromossomos dos indígenas estudados, havia o predomínio do haplótipo A (80% contra 20%), justamente o que é mais freqüente nos asiáticos. "A análise que fiz me permitiu concluir que os paracanã não diferem de nenhum dos povos do Sudeste Asiático e da Indonésia já estudados", explica. "A tribo Xikrin, por sua vez, que apresentou a freqüência do haplótipo A extremamente elevada (87%), diferiu significativamente dos chineses e indianos, mas não dos indonésios, que apresentam maior prevalência do haplótipo A (78%) entre todas as populações já analisadas." 


Parentesco - Pesquisas anteriores também apontam para esse parentesco genético entre os índios. "A originalidade do trabalho de Daniela está no marcador genético que ela usou", diz sua orientadora, Maria de Fátima Sonati. "Essa pequena seqüência de DNA, que controla todo um agrupamento de genes, é muito pouco estudada no mundo, e não há registro de iniciativa anterior no Brasil." 

Financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), a pesquisa teve sua importância reconhecida pela American Journal of Physical Anthropology, uma das revistas científicas mais conceituadas do mundo no segmento da antropogenética, que o aceitou para publicação. O trabalho deverá sair numa de suas próximas edições.  


As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.


3. Bolívia lança na China seu primeiro satélite de telecomunicações




A Bolívia, um dos países mais pobres de América do Sul, já tem seu primeiro satélite de telecomunicações no espaço, graças à China. O presidente boliviano, Evo Morales, assistiu, pessoalmente, na primeira hora deste sábado, ao lançamento do satélite Túpac Katari por meio de um foguete Larga Marcha 3B a partir da base de Xichang, na província central chinesa de Sichuan. A decolagem se deu às 00h42 (horário da Bolívia). E pouco tempo depois entrou em órbita terrestre. Túpac Katari é o nome de um herói indígena aymara que lutou no século XVIII contra a colonização espanhola


4. Luta pela existência zapatista e Guarani-Kaiowá será tema de debate na próxima segunda-feira (RJ)


"O que podemos aprender com a autonomia e resistência desses povos? Diante da ofensiva estatal e ruralista no México e no Brasil, como podemos nos mobilizar para apoiar esses povos? A ideia do evento é debater sobre essas e outras questões, conhecer mais sobre a luta dos zapatistas e Guarani-Kaiowá, como também pensar formas de apoio a esses povos."

Não é de hoje que os Estados nacionais buscam acabar com os índios, exterminá-los fisicamente ou ainda exterminar suas formas de vida e de pensamento. No Brasil, no México e nos diversos Estados do continente americano são claras as tentativas de silenciar os índios, seja roubando suas terras para concentrá-las nas mãos de latifundiários, seja utilizando métodos mais sutis, mas não menos brutais e eficazes. 
 Para mencionar a grave situação que atravessamos atualmente no Brasil, estão tramitando, no Congresso brasileiro, mais de 29 projetos que anulam ou modificam direitos indígenas conquistados ao longo de séculos de luta e hoje garantidos pela Constituição de 1988. O mais recente ataque da bancada ruralista consistiu na votação do relatório da Proposta de Ementa Constitucional 215, a PEC215, aquela que propõe transferir para o Congresso Nacional os processos de demarcação de terras indígenas. Essa proposta será encaminhada a qualquer momento para votação no Congresso. Os povos indígenas já estão se mobilizando em todo o país para exigir seu arquivamento.

Em paralelo aos ataques orquestrados pelos ruralistas no Congresso, assistimos à recrudescência da violência no campo e nas aldeias. No Mato Grosso do Sul, estado que tem a segunda maior população indígena do Brasil, cerca de 77 mil pessoas, ocorrem hoje algumas das mais graves violações de direitos indígenas: casos de tortura, estupros, espancamentos, ataques armados e assassinatos, praticados por milícias de jagunços e organizações paramilitares, contratadas por fazendeiros, ou pelas próprias forças policiais e militares, além dos altos índices de desnutrição e suicídios. Está em curso um verdadeiro genocídio, especialmente do povo Guarani-Kaiowá. 

Entretanto, os povos resistem, ou melhor, “rexistem”... A Grande Assembleia Aty Guasu Guarani e Kaiowá começou na década 80 com o objetivo de fazer frente ao processo sistemático de etnocídio, a expulsão e dispersão forçada das extensas famílias indígenas do seu território tradicional. Das Aty Guasu participam hoje centenas de lideranças Guarani-Kaiowá, promovendo discussões políticas e realizando também rituais para o fortalecimento da luta. É das Aty Guasu que partiram nas últimas décadas as reivindicações de demarcação e retomadas de terras, além de denúncias e sugestões sobre possíveis soluções para o problema dos Guarani-Kaiowá. 

Outro exemplo forte de resistência é o da luta zapatista. A partir do levantamento armado em 1994, milhares de indígenas maias da região de Chiapas, no México, disseram um basta à exploração que sofriam nas mãos dos latifundiários e às políticas etnocidas do Estado mexicano. Junto da retomada de terras, o movimento passou a fomentar todo um mundo autônomo (com escolas, cooperativas, atenção à saúde, etc) a partir das questões indígenas, da autogestão, quer dizer, da organização horizontal cotidiana, sem precisar recorrer ao Estado mexicano. Com isso, os zapatistas fazem também um chamado para que os povos lutem a partir de suas diferentes geografias, para, em suas palavras, viver em um mundo onde caibam muitos mundos. A autonomia zapatista construída em seus territórios é uma proposta viva de constante descolonização e ruptura com o desenvolvimentismo e a modernização capitalista. O zapatismo se tornou, então, uma das maiores encarnações contemporâneas da afirmação do antropólogo Pierre Clastres e da esquerda libertária de que é possível (e desejável) existir vida sem (e contra) o Estado e o capital, o que teve repercussões em movimentos de todo o planeta.

Os zapatistas e Guarani nos mostram que os povos indígenas ao invés de símbolo do atraso, como foram tradicionalmente colocados pelo Ocidente, podem ser, ao contrário, um futuro, já aqui-agora... Outras vidas diferentes daquelas dos homens brancos que, como dito pelo intelectual yanomami Davi Kopenawa, "vivem sem alegria e envelhecem depressa, sempre atarefados, com o pensamento vazio e sempre desejando adquirir novas mercadorias". 

O que podemos aprender com a autonomia e resistência desses povos? Diante da ofensiva estatal e ruralista no México e no Brasil, como podemos nos mobilizar para apoiar esses povos? A ideia do evento é debater sobre essas e outras questões, conhecer mais sobre a luta dos zapatistas e Guarani-Kaiowá, como também pensar formas de apoio a esses povos.


Pela autonomia dos povos indígenas! Contra a PEC215 e as ofensivas ruralistas!
  
Mesa: 
- Sandra Benites (Guarani Nhandewa e Professora)
- Tonico Benites (Guarani Kaiowá e Doutor em Antropologia pelo Museu Nacional/UFRJ)
- Luiz Eloy (Terena e Doutorando em Antropologia pelo Museu Nacional/UFRJ)
- Oiara Bonilla (Professora de Antropologia da UFF)
- Ana Paula Morel (Doutoranda em Antropologia pelo Museu Nacional/UFRJ)
- Eduardo Viveiros de Castro (Professor de Antropologia do Museu Nacional/UFRJ)

Data: 23/11 (segunda), 18 hrs, no IFCS, sala 106.
Evento no Facebook:
 https://www.facebook.com/events/824863410955521/

terça-feira, 17 de novembro de 2015

Profecia

Ìsọtẹ́lẹ̀ Muammar Gaddafi.
A profecia de Muamar Kadafi.


Wòli Muammar Gaddafi (profeta Muammar Gaddafi)

Se Cumpre a “Profecia” de Kadafi

Publicado por Joshua Duarte

Em março de 2011, Kadafi advertiu que sem um governo forte e estável na Líbia, não haveria ninguém para controlar o fluxo de imigrantes da África e Oriente Médio que tentariam fugir para a Europa.
Há milhões de negros que poderiam chegar ao Mediterrâneo para cruzar a França e a Itália, e a Líbia desempenha um papel na segurança do Mediterrâneo“, declarou Kadafi ao canal de televisão France 24.
Bem, a recente crise dos refugiados, demonstra que a profecia de Kadafi estava certa.
Mesmo assim, Saif, filho de Kadafi, que agora se encontra no corredor da morte esperando execução, ampliou a “profecia” de seu pai.
A Líbia pode se tornar na Somália do Norte da África do Mediterrâneo. Veremos os piratas atacando a Sicília, Creta, Lampedusa. Vocês verão milhares de imigrantes ilegais. O terror está próximo“.
Ninguém ouviu estas advertências e em vez disso, o Ocidente lançou uma intervenção militar para derrubar Kadafi.
As Primaveras Árabes, apoiadas pelo Ocidente e as intervenções militares lideradas pelos EUA em todo o Oriente Médio, são consideradas em grande parte os principais fatores que acabaram provocando o atual êxodo dos refugiados.
Agora começamos a sofrer algumas consequências, que por outro lado, eram facilmente previsíveis, o que nos leva a questionar: quando os EUA e seus aliados ocidentais irão instaurar esta ação? O que fizeram precisamente para provocar a situação atual?

Grandes amigos

 Àwọn ọ̀rẹ́ ńlá.
Grandes amigos.




1. Aṣàkóso Ọ̀rọ̀ Òkèrè Orílẹ̀-èdè Amẹ́ríkà lábẹ́ Ààrẹ George W. Bush.
 Secretária de Estado dos Estados Unidos, na administração do presidente George W. Bush.


Condolezza Rice



2. Olúdásílẹ̀ àti olórí al-Qaeda.
   Fundador e líder da  al-Qaeda.

Osama bin Laden 
Resultado de imagem para osama bin laden


3. Condolezza Rice (Aṣàkóso Ọ̀rọ̀ Òkèrè Orílẹ̀-èdè Amẹ́ríkà ) àti olúdánilóró Osama bin Laden.
Condolezza Rice ( Secretária  de Estado dos Estado Unidos) e o terrorista Osama bin Laden.




Segundo documentos obtidos pelo jornal britânico Guardian, grande parte do armamento utilizado pelo ISIS (antigo nome do Estado Islâmico) veio de grupos armados pelos EUA e cooptados por Abu Bakr al-Baghdadi, líder do Califado Islâmico, que hoje controla territórios na Síria e no Iraque. 


segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Ìdánwò mẹ́rin (ọdún kẹ́ta)

  Òmìnira, ònnira (liberdade) 

                                                                                      Liberdade X determinismo
                  Professor Rodrigo Souza

Pelo que vimos até aqui, há responsabilidade moral quando existe liberdade pessoal. Isso coloca diante de outra questão: Somos realmente livres para decidir ? Que liberdade é essa ?

Do ponto de vista da discussão filosófica, podemos sintetizar três respostas diferentes para essa questão

   A ênfase do determinismo - A liberdade não existe, pois o homem é sempre determinado, seja por sua natureza biológica ( necessidade e instintos) seja por sua natureza histórico-social ( leis, normas , costumes). Ou seja, as ações individuais seriam causadas e determinadas por fatores naturais ou constrangimentos sociais, e a liberdade seria apenas uma ilusão. Essa concepção encontra-se presente no pensamento de filósofos materialistas do século XVII tais como os franceses Helvetius( 1715-1771) e Holbach ( 1723-1789).

A ênfase na liberdade- o homem sempre é livre. Embora os defensores dessa posição admitam a existência das determinações de origem externa, sociais, e as de origem interna, tais como desejos, impulsos etc., sustentem a tese de que o indivíduo possui uma liberdade moral que está acima dessas determinações. Ou seja, apesar de todos os fatores sociais e subjetivos que atual sobre cada indivíduo, ele sempre possui uma possibilidade de escolha e pode agir livremente a partir de sua autodeterminação. A maior expressão dessa concepção filosófica acerca da liberdade encontrada no pensamento de Jean – Paul Sartre, que afirmou que “ o homem é condenado a ser livre”.
A dialética entre liberdade e determinismo – O homem é determinado e livre ao mesmo tempo. Determinismo e liberdade não se excluem, mas se completam . Nessa perspectiva não faz sentido pensar em uma liberdade absoluta nem em uma negação absoluta da liberdade. A liberdade é sempre uma liberdade concreta, situada no interior de um conjunto de condições objetivas de vida . Embora a nossa liberdade seja restringida por fatores objetivos que cercam a nossa existência concreta, podemos sempre atuar no sentido de alargar as possibilidades dessa liberdade, e isso será tanto mais eficiente quanto maior for a nossa consciência a respeito desses fatores. Essa concepção é encontrada nos pensamento de Espinosa, Hegel e Marx. Embora haja muitas diferenças entre eles, o ponto em comum é a ideia eu a liberdade é a compreensão da necessidade ( dos determinismo).




                                                                                                                                                                      Nome                                                                                 Nº                      Série

                                               PROVA DE FILOSOFIA


                                                                                                                                                                    Atenção: O texto abaixo refere-se às questões de números 31 e 32. 

Vou contar-te um caso dramático. Já ouviste falar das térmitas, essas formigas brancas que, em África, constróem formigueiros impressionantes, com vários metros de altura e duros como pedra? Uma vez que o corpo das térmitas é mole [...] o formigueiro serve-lhes de carapaça colectiva contra certas formigas inimigas, mais bem armadas do que elas. Mas por vezes um dos formigueiros é derrubado, por causa de uma cheia ou de um elefante [...]. A seguir, as térmitas-operário começam a trabalhar para reconstruir a fortaleza afectada, e fazem-no com toda a pressa. Entretanto, já as grandes formigas inimigas se lançam ao assalto. As térmitas-soldado saem em defesa da sua tribo e tentam deter as inimigas. [...] As operárias trabalham com toda a velocidade e esforçam-se por fechar de novo a termiteira derrubada... mas fecham-na deixando de fora as pobres e heróicas térmitas-soldado, que sacrificam as suas vidas pela segurança das restantes formigas. Não merecerão estas formigas-soldado pelo menos uma medalha? [...] Mudo agora de cenário, mas não de assunto. Na Ilíada, Homero conta a história de Heitor, o melhor guerreiro de Tróia, que espera a pé firme fora das muralhas da sua cidade Aquiles, o enfurecido campeão dos Aqueus, embora sabendo que Aquiles é mais forte do que ele e que vai provavelmente matá-lo. Fá-lo para cumprir o seu dever, que consiste em defender a família e os concidadãos do terrível assaltante. Ninguém tem dúvidas: Heitor é um herói, um Homem valente como deve ser. Mas será Heitor heróico e valente da mesma maneira que as térmitas-soldado [...]? Não faz Heitor, afinal de contas, a mesma coisa que qualquer uma das térmitas anónimas? [...] Qual é a diferença entre um e outro caso? 
(SAVATER, Fernando. Ética para um Jovem, 1990, in: http://www.didacticaeditora.pt/arte_de_pensar/cap4.html) 

1. . Qual resposta abaixo seria mais apropriada para a pergunta feita pelo autor ao final do texto? 

(A) A situação das formigas é completamente diferente da de Heitor porque as formigas podem escolher morrer, enquanto não resta nenhuma escolha para o herói. 
(B) Não há diferença entre a formiga e Heitor, já que ambos acabam morrendo. 
(C) Enquanto as formigas-soldado ficam para fora do formigueiro por um acidente, Heitor é instintivamente obrigado a defender seu povo contra o ataque do inimigo. 
(D) Enquanto a formiga age instintivamente, não morrendo por escolha, Heitor age livremente, escolhendo a morte. 
E) Nenhuma das alternativas anteriores.

2. De forma resumida, está correto afirmar que o tema central do texto é a relação entre 

(A) corpo e alma. 
(B) liberdade e determinismo. 
(C) realismo e idealismo. 
(D) ato e potência. 
E) destino e predestinação.

3. Os deterministas moderados defendem que:

(A) nenhuma acção é causada
(B) todas as acções são causadas e algumas são livres
(C)  nenhuma ação é livre.
(D) todas as ações são livres e algumas não são causadas.
E) nenhuma das proposições.

4. Você é capaz de imaginar um tipo de ação que seja uma espécie de mistura entre voluntária e involuntária? Como ela seria? Cite exemplos.

R.
5. Como a concepção dialética procura superar a contradição entre libertarismo e determinismo?
R.



domingo, 15 de novembro de 2015

Ìdánwò mẹ́rin (ọdún kéjì)

 Ọ̀rọ̀alàyè, bàíọ́lọ́jì (biologia)
Gẹ́nẹ́tíìkì, ìṣiṣẹ́àbínimọ́ (genética)









  
                                                                                                                                                                     Nome;                                                                                        Nº       Série

                              PROVA DE FILOSOFIA

1. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) definem a importância da Filosofia no Ensino Médio, as estratégias didáticas de ensino da disciplina, além de suas habilidades e competências. O PCN NÃO aponta como objetivo da inclusão dos conhecimentos filosóficos na grade curricular dos educandos a:
A) oferta de um quadro de referências teóricas e conceituais.
B) ampliação da capacidade de análise crítica e independente acerca da realidade social.
C) assimilação de doutrinas e teorias, que deverão se constituir num tipo de saber prático e restrito às atividades profissionais.
D) interface com outras disciplinas de ciências humanas e de áreas distintas.
E) formação para a cidadania e a preparação básica para o trabalho. 
2. O que significa ser emancipado?
A) ter maioridade, sendo o seu próprio guia.
B) fazer 18 anos.
C) obedecer à interpretação que os outros fazem da religião.
D) Seguir o conselho dos mais velhos.
E) Nunca reclamar e fazer o melhor para manter o mundo como está.
3. Uma das demandas de movimentos contemporâneos por igualdade de direitos é a superação de preconceitos inscritos em expressões de fala do nosso cotidiano. Assinale, dentre as frases a seguir, aquela que NÃO expressa a naturalização de preconceitos ou subordinação de pessoas de acordo com sua cor/raça, gênero ou classe.
a) "Mulher no volante, perigo constante".
b) "O homem veio do macaco".
c) "Bom dia para todos e para todas". 
d) "A mulher foi feita a partir da costela do homem".
e) "Aquele lugar só é frequentado por gente 'feia'".
4. Um produto farmacológico pode ter seu consumo induzido por propaganda? Comente.
R
5. A liberdade de pesquisa sobre o genoma humano apresenta algumas condições? Qual?
R.







sábado, 14 de novembro de 2015

Ìdánwò mẹ́rin (ọdún kíní)

Léfíátánì = Leviatã (criatura mitológica).

“Ìwọ ha lè fi ìwọ̀ ẹja fa Léfíátánì jáde,
tàbí ìwọ ha lè fi ìjàrá mú ahọ́n rẹ̀ mọ́lẹ̀?

“Acaso podes puxar para fora o leviatã com um anzol ou podes manter-lhe a língua abaixada com uma corda? (Jó 41)

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgkh4Y4wyIdYWACBDyXykiCqQdvQFjr4etHVo7XQ1K6_nKiTDEanhwPb_w7oMh335IWf_5ZUX1CSOXzKFlGwigfnko9YMV_0MrXjRyiRQxm4ohVUnOD7RU3UDLBNdmyJOEgKfqmGu9L9RA2/s400/Dinoss2.jpg


Léfíátánì (ìwé) = Leviatã (livro). 





Àdájọba (monarquia)




Ilẹ̀ ọbalúayé (império)

Império do Mali

Orílẹ̀-èdè olómìnira ( república)

Orílẹ̀-èdè olómìnira onílànàìrẹ́pọ̀ (república constitucional)
Orílẹ̀-èdè olómìnira alájọṣepọ̀ (república federal)


Àyèọmọìlú (cidadania)



Ìṣekápítálístì, ìṣeòwòèlé (capitalismo)



Ìjọba àìlólórí (anarquismo)





Ìṣekọ́múnístì (comunismo)


Ìṣesósíálístì‎ (socialismo)



Òṣèlúaráìlú (democracia)



Ìṣeìjọbapọ̀ (Federalismo)



Àkójọ́pọ̀ Itumọ̀ (Glossário).
Ìwé gbédègbéyọ̀  (Vocabulário).

Ìwọ, o, pron. pess. Você.
Ha, adv. interrog. Usado enfaticamente pelos habitantes de Ọ̀yọ́ em frases interrogativas depois do sujeito da frase. Algumas vezes, a partícula bí é usada no fim da frase.
, v. Poder físico ou intelectual. Dever, precisar. Tendência para uma ocorrência.
Ìwọ̀, ìkọ́, s. Anzol, gancho, curvatura, inflexão.
Ìwọ̀ ẹja, s. Anzol.
Fi, part. Usada como verbo simples, como parte de um verbo composto e para ênfase na composição de frases. Díẹ̀díẹ̀ ni ọjà fi nkún - Pouco a pouco o mercado encheu.
Fi, v. 1. Pôr, colocar. É muito usado na composição de frases. 2. Usar, tomar, pegar para fazer. 3. Dar, oferecer. 4. Deixar de lado, desistir, abandonar. 5. Secar alguma coisa expondo-a ao calor.
Fi, prep. Com, para. Antecede os substantivos que indicam o uso de instrumentos, meios e ingredientes materiais. Ó fi òkúta fọ́ dígí - Ele quebrou o espelho com uma pedra.
, v. Balançar, oscilar, ser instável, rodopiar. Ó fì apá mi - Ele balançou meu braço.
, v. Levar para fazer.
Ẹja, s. Peixe.
, v. Puxar, tirar, remover. Atrair, seduzir. Arrastar, esparramar. Abater, reduzir. 
Léfíátánì, s. Leviatã: monstro marinho, dragão marinho. O mais terrível dos monstros marinhos
Jáde, v. Sair, lançar-se para adiante, ir para fora. 
Tàbí, conj. Ou.
Ìjàrá, s. Corda.
, adj. Sonoro, agudo, claro.
, v. Tomar, pegar coisas leves e abstratas. Capturar, agarrar. Ser severo. Ser afiado.
Mú jáde, v.  Produzir.
Ahọ́n, s. Língua.
Rẹ̀, ẹ̀ = dele, dela.
Mọ́lẹ̀, v. Brilhar.
Mọ́lẹ̀, adv. Junto ao chão, rasteiramente, estar preso, emperrado, abaixado.
Mọ́lé, kọ́, v. Construir.
                                                                                                                                                                    Nome                                                                                             Nº      Série

                                         PROVA DE FILOSOFIA


                                                                                                                                                                 1- (UEL – 2003) “Sabemos que Hobbes é um contratualista, quer dizer, um daqueles filósofos que, entre o século XVI e o XVIII (basicamente), afirmaram que a origem do Estado e/ou da sociedade está num contrato: os homens viveriam, naturalmente, sem poder e sem organização – que somente surgiriam depois de um pacto firmado por eles, estabelecendo as regras de comércio social e de subordinação política.” (RIBEIRO, Renato Janine. Hobbes: o medo e a esperança. In: WEFFORT, Francisco. Os clássicos da política. São Paulo: Ática, 2000. p. 53.)

Com base no texto, que se refere ao contratualismo de Hobbes, considere as seguintes afirmativas:
I. A soberania decorrente do contrato é absoluta.
II. A noção de estado de natureza é imprescindível para essa teoria.
III. O contrato ocorre por meio da passagem do estado social para o estado político.
IV. O cumprimento do contrato independe da subordinação política dos indivíduos.
Quais das afirmativas representam o pensamento de Hobbes?
a) Apenas as afirmativas I e II.
b) Apenas as afirmativas I e III.
c) Apenas as afirmativas II e III.
d) Apenas as afirmativas II e IV.
e) Apenas as afirmativas III e IV.

2.  (UEL – 2003) “... os traços pelos quais a democracia é considerada forma boa de governo são essencialmente os seguintes: é um governo não a favor dos poucos mas dos muitos; a lei é igual para todos, tanto para os ricos quanto para os pobres e portanto é um governo de leis, escritas ou não escritas, e não de homens; a liberdade é respeitada seja na vida privada seja na vida pública, onde vale não o fato de se pertencer a este ou àquele partido mas o mérito.” (BOBBIO, Norberto. Estado, governo, sociedade: para uma teoria geral da política. Trad. de Marco Aurélio Nogueira. 4. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. p.141.)

Com base no texto, considere as seguintes afirmativas sobre os direitos fundamentais da democracia grega.
I. Todos os cidadãos submetem-se a uma elite, formada pelos ricos, que governa privilegiando seus interesses particulares.
II. Todos os cidadãos possuem os mesmos direitos e devem ser tratados da mesma maneira, perante as leis e os costumes da pólis.
III. Todo cidadão tem a liberdade de expor, na assembléia, seus interesses e suas opiniões, discutindo-os com os outros.
IV. Todo cidadão deve pertencer a um partido para que suas opiniões sejam respeitadas.
Assinale a alternativa correta.
a) Apenas as afirmativas I e II são corretas.
b) Apenas as afirmativas I e IV são corretas.
c) Apenas as afirmativas II e III são corretas.
d) Apenas as afirmativas II e IV são corretas.
e) Apenas as afirmativas III e IV são corretas.

3. Com base nos seus conhecimentos sobre o termo IDEOLOGIA, considere as afirmativas a seguir:

I. Trata-se de um conjunto de idéias, valores ou crenças que orientam a percepção e o comportamento dos indivíduos sobre diversos assuntos ou aspectos sociais e políticos.
II. Na perspectiva marxista, a ideologia é um conceito que denota “falsa consciência”: uma crença mistificante que é socialmente determinada e que se presta a estabilizar a ordem social vigente em benefício das classes dominantes.
III. A ideologia consiste em idéias explícitas, fruto da reflexão coletiva e, portanto, internalizadas por todos os indivíduos sem possibilidades de se romper com seus pressupostos.
IV. A ideologia pode ser usada para manipular, direcionar e/ou limitar a visão das pessoas sobre determinado assunto ou questão.
Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas.
(A) I e II.
(B) I, II e III.
(C) I, II e IV.
(D) II e IV.
(E) II, III e IV.

4. Thomas Hobbes e John Locke fazem parte da mesma escola filosófica, a do direito natural ou jusnaturalista, que se baseia no trinômio "estado de natureza", "contrato social" e "estado civil". Apesar de divergirem em relação a esses conceitos, Hobbes e Locke convergem quanto à ideia de que:

A) os indivíduos renunciam à liberdade irrestrita de que gozam no estado de natureza para ganhar do soberano a segurança. 
B) o contrato social consiste num pacto de submissão entre indivíduos livres e iguais.
C) os governados são portadores do direito natural de resistir às arbitrariedades do governante no estado civil.
D) o trabalho é o legitimador da propriedade privada no estado de natureza.
E) a autoridade soberana deve ser dividida no estado civil entre o rei e o parlamento.

5. (…) a luta contra o capitalismo e a burguesia é inseparável da luta contra o Estado. Acabar com a classe que detém os meios de produção sem liquidar ao mesmo tempo com o Estado é deixar aberto o caminho para a reconstrução da sociedade de classes e para um novo tipo de exploração social. 

(Angel J. Capelletti, apud Adhemar Marques et alli,
História contemporânea através de textos)

O fragmento define parte do ideário


a) liberal.

b) anarquista.
c) corporativista.
d) socialista cristão.
e) sindicalista

6. O capitalismo vê a força de trabalho como mercadoria, mas é claro que não se trata de uma mercadoria qualquer. Ela é capaz de gerar valor. [...] O operário é o indivíduo que, nada possuindo, é obrigado a sobreviver da sua força de trabalho”

(COSTA, 2005).
Segundo Karl Marx, a força de trabalho é alugada ou comprada por meio
a) da Mais-valia.
b) do Lucro.
c) do Salário.
d) da Alienação.
e) das Relações políticas.

Alternativa “c”. Para Marx, o capitalismo baseia-se na relação entre trabalho assalariado e capital, mais especificamente na produção do capital por meio da expropriação do valor do trabalho do proletário pelos donos dos meios de produção.


7. “Tá vendo aquele edifício, moço, ajudei a levantar.

Foi um tempo de aflição, eram quatro condução,
Duas pra ir, duas pra voltar.
Hoje depois dele pronto, olho pra cima e fico tonto,
Mas chega um cidadão e me diz desconfiado:
Tu tá aí admirado, ou tá querendo roubar.
Meu domingo tá perdido, vou pra casa entristecido,
Dá vontade de beber E pra aumentar o meu tédio, eu nem posso olhar pro prédio,
Que eu ajudei a fazer.
Tá vendo aquele colégio, moço, eu também trabalhei lá.
Lá eu quase me arrebento, pus massa, fiz cimento,
Ajudei a rebocar.
Minha filha, inocente, vem pra mim toda contente
Pai quero estudar.
Mas me diz um cidadão:
Criança de pé no chão aqui não pode estudar.
Esta dor doeu mais forte.
Porque eu deixei o Norte, eu me pus a me dizer.
Lá a seca castigava, mas o pouco que eu plantava,
Tinha direito de comer.
Tá vendo aquela Igreja, moço, onde o padre diz amém.
Pus o sino e o badalo, enchi minha mão de calo,
Lá eu trabalhei também.
Lá sim, valeu a pena, tem quermesse, tem novena,
E o padre me deixa entrar.
Foi lá que Cristo me disse:
Rapaz, deixe de tolice, não se deixe amedrontar.
Fui eu que criei a terra, enchi os rios, fiz a serra, não deixei nada faltar.
Hoje o homem criou asas, e na maioria das casas,
Eu também não posso entrar”.
(Música “Cidadão”, escrita por Zé Geraldo em 1981.)
Sobre a Mais-Valia, conceito de Karl Marx, o que é correto afirmar?
a) Karl Marx não tematizou a mais-valia e, sim, afirmou que ela era própria do período medieval, quando as pessoas viviam nos feudos medievais.
b) A mais-valia é o lucro que o burguês tem no final do mês, diferença entre receitas e despesas.
c) A mais-valia depende da capacidade administrativa de um proletário, que administra as rendas obtidas através da exploração do seu empregado burguês.
d) Karl Marx nunca falou em mais-valia e, sim, os marxistas que, equivocadamente, atribuem a Marx o termo.
e) É a diferença entre o valor da força de trabalho e o valor do produto do trabalho, sem a qual não existiria o capitalismo.

Letra “e”. A mais-valia é o termo utilizado por Karl Marx em referência ao processo de exploração da mão de obra assalariada que é utilizada na produção de mercadorias. Trata-se de um processo de extorsão por meio da apropriação do trabalho excedente pelo empregador.


8. Identifique e defina as classes fundamentais do modo de produção capitalista?
R.
9. Qual é a diferença entre dinheiro como dinheiro e dinheiro como capital?
R.
10. PROVA DE REDAÇÃO 
Redija um texto dissertativo, utilizando no mínimo, 15 linhas e, no máximo, 20 sobre o tema "A leitura é fundamental ao desenvolvimento da criança e do jovem."