quarta-feira, 14 de novembro de 2018

Vassoura

Ó  kó òṣùṣù ọwọ̀ bò mí.
Ele me bateu com a vassoura de ramos.




Àkójọ́pọ̀ Itumọ̀ (Glossário).
Ìwé gbédègbéyọ̀  (Vocabulário).

O, ò, pref. Adicionado ao verbo para formar substantivos que indicam alguém que faz.
O, òo, part. adv. 1. Forma frases exlamativas para ênfase. Ó ti dé o! - Ele já chegou! 2. A forma òo é usada para responder a uma saudação, caso não exista outra estabelecida, ou para concordância diante de uma outra expressão. Ẹ káalẹ́ o - Boa-noite; Òo (respondendo).

Òun, ó, pron. pess. Ele, ela.
O, pron. pess. Você 
, pron. Você. É usado dessa forma depois de verbo ou preposição.
, pref. Adicionado ao verbo para formar substantivos que indicam alguém que faz. Ọdẹ (caçador) e dẹ (caçar).
Ọ, ọ́, pron. da 3ª pessoa do singular representado pela repetição da vogal final do verbo de uma sílaba ( caso objetivo 3ª pessoa). Ó ṣọ́ - Ele vigiou, Ó ṣọ́ ọ - Ele a vigiou.
Ọ, ẹ, pron. oblíquo. Você.
Kò, ò, adv. Não. Faz a negativa dos verbos regulares.

Ṣù, v. Reunir.
Ọwọ́, s. Mãos. Costuma ser usado por analogia para indicar segurança ou parte de algo principal.
Ọ̀wọ̀, s. Respeito, honra.
Ọ̀wọ́, s. Grupo de pessoas, bando de passarinhos, manada, caravana, horda. 
Ọwọ̀, ìgbálẹ̀, s. Vassoura, espanador.
Òṣùṣu, s. Arbusto espinhoso.
Òṣùṣù, s. Ramos, arvoredo, ajuntamento.
Òṣùṣù ọwọ̀, s. Vassoura feita de gravetos e ramos de árvores.
, v.  Juntar, coletar, empilhar, levar várias coisas.  Pilhar, saquear, roubar, capturar, despojar. Contrariar.  Pedir emprestado. Apressar, precipitar.
Kò, ò, adv. Não. Faz a negativa dos verbos regulares.
, adj. Duro, rígido, pegajoso por estar muito maduro.
, v. Encontrar-se com, confrontar, reunir. Atiçar.

, contr. Se ele.
, v. Descascar, raspar. Balir como um carneiro. 

Bo, v. Esconder.
, v. Cobrir, esconder. Ferver, escaldar. Esmagar, sufocar.

Mí, míì, míràn, adj. Outro, um outro, algun.
Mi, pron. poss. Meu, minha.
Mi, pron. Pess. Eu. Contração de èmi, para ser usado em frases negativas. Mi ò mọ̀ - Eu não sei.
Mi, pron. oblíquo. Me, mim, comigo.
, v. Respirar, aspirar, arquejar.
, s. Choque, abalo, colisão. 
, v. Balançar, sacudir, agitar. Abalar. Engolir.


Nenhum comentário:

Postar um comentário