SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
COORDENADORIA DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
DIRETORIA DE ENSINO - REGIÃO DE LINS
|
PLANO DE ENSINO 2018
Escola:
| |
Disciplina: Filosofia
|
Ano/Série: 3º A, B, C, D, E, 3ºTA (EJA)
|
Professor: Orlandes Rosa Farias
Professora: Célia Maria da Cruz |
Bimestre: 2º
|
Carga horária: 2 aulas
|
Nº de aulas do bimestre: 22
|
Ensino Fundamental ( ) Ensino Médio ( X ) Período: M ( x ) T ( ) N ( X )
|
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
|
SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM/
CONTEÚDOS / TEMAS /CONCEITOS
|
1. Identificar marcas dos discursos
filosófico, mitológico e religioso; 2. Elaborar hipóteses e questões a partir de leituras e debates realizados; 3. Identificar situações de desigualdade social, sobretudo no Brasil, e abordá-las de uma perspectiva problematizadora e crítica; 4. Desenvolver habilidades de escrita, leitura e expressão oral na abordagem de temas filosóficos; 5. Reconhecer o caráter insatisfatório, ingênuo e mesmo ideológico de certas explicações normalmente aceitas pelo senso comum para o problema da desigualdade; 6. Identificar aspectos do pensamento de Platão e operar com os conceitos platônicos trabalhados; 7. Distinguir a perspectiva de Platão (natureza) da concepção de Rousseau (convenção) acerca da desigualdade social; 8. Distinguir a argumentação de Rousseau acerca da origem da desigualdade e de como superá-la por meio do contrato social; 9. Questionar o papel social do Estado e das leis |
Características do discurso filosófico
. Comparação com o discurso religioso O homem como ser político A desigualdade entre os homens como desafio à política |
ESTRATÉGIAS/ PROJETOS:
- levantamento de hipóteses (sondagens);
- leitura sistemática e problematizadora de textos; - elaboração escrita do próprio pensamento; - pesquisa bibliográfica e na internet; - painel aberto de discussões e debates. |
RECURSOS/ MATERIAIS DE APOIO:
- Livro didático; textos selecionados; - anúncios publicitários; - Roteiro de atividades. |
AVALIAÇÃO (INSTRUMENTOS):
-participação em sala de aula, por meio de anotações sobre o aluno;
- pesquisa individual e em grupo;
- seminário;
- relatório;
- atividades;
- caderno do aluno;
- questões pontuais.
- elaboração de texto dissertativo;
- auto-avaliação;
- Provas objetivas e dissertativas;
|
PROPOSTAS DE RECUPERAÇÃO:
- Devolutiva da correção das provas mensais junto aos alunos para detectar as
dificuldades; - Retomada de conteúdos não assimilados; - Atividades diversificadas e alternativas àquelas já realizadas; - Aplicação de nova avaliação (de recuperação). |
ASPECTOS A SEREM RETOMADOS NO PRÓXIMO BIMESTRE:
|
OBSERVAÇÕES DA EQUIPE GESTORA:
|
Assinatura do Professor: Orlandes Rosa Farias
Assinatura da Professora: Célia Maria da Cruz
Assinatura da Professora: Célia Maria da Cruz